A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Feminicídio e a Questão de Gênero


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 11/12/2025
  • Compartilhar:

Caríssimas e caríssimos leitoras(es). Trago para essa nova reflexão um tema desagradável reconheço, mas muito importante: o feminicídio. Mas o que é feminicídio? É definido como o assassinato de uma mulher em razão de seu gênero, caracterizado pela violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher. Pode-se perceber como a ideia de gênero aparece como motivação importante deste tipo de crime.

Um dado a ser colocado, divulgado pelo IBGE: o nosso Brasil já ultrapassou a marca de mil feminicídios registrados somente neste ano de 2025. Algo perturbador e absurdo. O feminicídio é crime punido por lei desde 2015, contudo aparentemente não surtiu o efeito necessário para impedir que os casos continuem e aumentem. Rio de Janeiro e São Paulo lideram o número de feminicídios.

Indubitavelmente o feminicídio é a forma de violência mais extrema de violência de gênero, devido exatamente a relações desiguais de poder e à discriminação contra as mulheres. Também denuncia a cultura de dominação extremamente machista e masculina, onde o gênero feminino ainda é visto com inferioridade ou um tipo de posse dos homens, que podem fazer o que bem quiserem. O feminicídio é um crime hediondo punido por lei, mas se faz necessário que a sociedade em geral se mobilize para dar fim a este absurdo.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.