A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O Natal e a Renovação do Modo de Ser


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 21/12/2021
  • Compartilhar:

Ao escrever este último texto do ano de 2021, para uma nova exposição de ideias, mais um Natal encontra-se muito próximo. Esclareço que meu objetivo nesta nova reflexão com vocês, não passa por uma interpretação ou leitura teológica ou religiosa. Há colegas articulistas com maior competência para esta discussão do que eu. Gostaria de expor a importância do Natal no sentido de uma reflexão ética quanto à esperança de renovarmos nosso modo de ser. Destaco que interpreto esperança aqui fora da ideia de espera, mas sim enquanto uma ação de fazer diferente. Ser de outro modo para agir de outra forma. Renovar o nosso modo de Ser. Obviamente, um exercício que não deve se resumir a uma data, mas sim realizar-se ao longo de todo uma existência e convivência uns com os outros.

O Natal apresenta o significado de renovação. Mudar para melhor ser. O nascimento de Jesus, apresenta-se enquanto um paradigma na busca deste agir. Ressalto que em grego – ethos: significa costume, o modo de ser, em nosso conduzir e escolhas de agir. Está relacionado com os nossos valores e nossas atitudes com os outros, constituindo assim uma comunidade. Um corpo social. Neste ponto, a mensagem de Natal é para todos, pois visa nos convidar a mudar todo o modo de ser do corpo comunitário mundo. Contudo, a reflexão crítica referente a como mudar nosso modo de ser, inicia-se no próprio ser do sujeito que age com os outros. 

Não estou me referindo a intimismos ou individualismos, mas sim o renovar o modo de ser ou se conduzir, começando no indivíduo, para assim atingir o coletivo. Alcançando o âmbito do solidário. Propondo a criação de relações mais fraternas e menos fraticidas. Agir em coletivo, abrindo espaço para o reconhecimento da alteridade, para minimizar e quem sabe acabar as práticas de altericídio. O renovar o modo de ser, coloca em lugar primordial de fato o Ser em sua condução e condição de humanidade. O Ter é importante para ser, mas em nossa atualidade, encontra-se em prevalência, desumanizando-nos e nos impedindo talvez de ter esperança para renovar-nos. 

Quem sabe, neste novo Natal, marcado por um acontecimento de proporções trágicas e aflitivas, referindo-me à pandemia da Covid-19, possamos realmente iniciar uma renovação em nosso modo de ser, sempre com a esperança de recomeçar com algo diferente e não nos contentando apenas com um “novo normal”. Não se trata de uma tarefa fácil. Todavia, necessitamos de algo mais renovador. Somos convidados a fazer algo mais. Desejo um Natal de Paz, Saúde e amor! Um novo ano de Prosperidade, Felicidades e Paz! Buscando sempre renovarmos nosso modo de ser para um bem maior e melhor.    

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.