A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cenas Cotidianas Cariocas no Ônibus


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 17/02/2025
  • Compartilhar:

Para desenvolver esta nova exposição de ideias, exponho no texto relatos verdadeiros de cenas do cotidiano no interior de um ônibus, na cidade do Rio de Janeiro. Cenas do cotidiano carioca, ocorridas dentro de um ônibus que revelam as relações do cotidiano, a questão de valores entre as pessoas e o lidar uns com os outros em um veículo público. Cenas reveladoras de como atitudes podem ser diferentes, segundo a concepção que muitas vezes temos uns dos outros e por conseguinte o modo como nós tratamos.

Essas cenas, foram testemunhadas e relatadas pela minha esposa. A primeira, foi descrita por ela, enquanto uma grande forma de gentileza de um indivíduo para com o outro. Minha esposa relatou que uma senhora sem um dos braços e idosa, subiu no ônibus, vendo-se em dificuldades, pois os bancos do ônibus, estavam todos ocupados. Segundo minha esposa, repentinamente de seu lugar, levantou-se de seu lugar e prestou toda a assistência a assistência para a senhora se acomodar.

Outra cena, testemunhada e descrita pela minha esposa, inicia se quando um travesti estava pagando a passagem em dinheiro ao motorista. Embarcou então uma mulher jovem, que aplicou um empurrão no travesti, o olhando segundo minha esposa, com muito desprezo. Um clima de confusão se instalou, mas o travesti sentou, bastante contrariado e incomodado, pela grosseria e desrespeito sofrido.

A cena final, testemunhada e relatada por minha esposa, acontece quando um homem esfarrapado e sujo, embarcando pela porta traseira do ônibus, começa a implorar por comida. Não por dinheiro necessariamente, mas sim pedindo para que alguém o ajudasse a comer alguma coisa. Conta minha esposa, que quando o ônibus parou no ponto seguinte, um homem levantou-se de seu lugar e desembarcou do ônibus, com o pedinte pelo braço. Minha esposa conseguiu visualizar que o passageiro, levou o pedinte para o interior de uma padaria. Certamente, visando alimenta-lo.

Minha esposa experenciou e relatou cenas do viver cotidiano em um transporte público, ilustrando os diferentes e diversos modos das pessoas lidarem umas com as outras, a partir inclusive de situações desafiadoras de valores e as diversas visões referentes ao cotidiano das relações humanas, localizadas em um centro urbano tão agitado e tumultuado como o da cidade do Rio de Janeiro. Cenas que ilustram modos de lidar uns com os outros, no interior de um transporte público, praticados de maneiras diferentes, expressando valores e visões do cotidiano de modo diverso.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.