A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Por que trabalhar fundamentos do Pensamento Computacional na primeira infância?


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 26/03/2024
  • Compartilhar:

Confira dicas do assessor pedagógico da Mind Makers, Daniel Freitas, que comenta sobre os benefícios de introduzir metodologias que estimulem habilidades do Pensamento Computacional desde a educação infantil

Foto: Envato

De acordo com orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ludicidade é a melhor opção pedagógica para a educação infantil. Durante essa etapa, a criança pode ter o primeiro contato com áreas de conhecimento que serão aprofundadas nos próximos anos escolares, como a Matemática e o Português. Com as atuais mudanças curriculares, é importante que os pequenos já tenham um conhecimento básico das novas disciplinas, como é o caso da educação digital, atribuída pela Política Nacional de Educação Digital (PNED)

Para Daniel Carlos de Freitas, assessor pedagógico da Mind Makers, a proposta de trabalhar desde a primeira infância conceitos relacionados à ciência da computação e à robótica, contempladas por disciplinas como Pensamento Computacional, oferece uma janela oportuna de aprendizagem. "É nesse período em que as experiências sensitivas, sinestésicas, de experimentar os ambientes e explorar os sentidos (tato, olfato, audição, visão), são muito potencializadas na criança", afirma Daniel Freitas.

Apresentar conceitos de Pensamento Computacional na educação infantil, porém, não necessariamente envolve o uso de grandes ferramentas tecnológicas. Conforme explica o assessor pedagógico, a ideia é que os professores não adotem o uso de tela, mas trabalhem os conceitos de Pensamento Computacional a partir de formas geométricas, orientação espacial, formas e desenhos indicando direção de movimento, deslocamento de si e do objeto no espaço físico, sempre explorando a ludicidade.

Como trabalhar computação de forma lúdica?

A pergunta pode parecer complexa, mas a resposta é simples: explorando a criatividade. Nos anos iniciais, o Pensamento Computacional pode ser desenvolvido com atividades que instigam a entender a computação de forma concreta, por exemplo, pedindo que as crianças analisem uma sequência de seis formas geométricas, o que faz com que elas compreendam fundamentos da computação.

Segundo Freitas, a professora pode mostrar aos alunos um modelo para que todos possam ver uma sequência de seis formas geométricas, com três possibilidades: um círculo, um quadrado ou um triângulo. "Além de formas geométricas, existem três cores diferentes para cada uma: vermelha, azul e amarela. A professora mostra uma sequência aleatória, apresentadas em linha, uma do lado da outra. Os estudantes recebem uma quantidade variada dessas peças e precisam reproduzir a mesma sequência", explica o assessor pedagógico.

Quais os benefícios do Pensamento Computacional?

Com o apoio de metodologias ativas, os estudantes têm o incentivo de assumir responsabilidades e criar autonomia ao explorarem o universo da computação. Ao contrário das aulas tradicionais, em que o professor apresenta o conteúdo e o estudante apenas absorve, as metodologias ativas colocam o aluno como o protagonista do conhecimento e o professor como um mediador.

"As metodologias ativas usam ferramentas diferentes das tradicionais com uma visão inovadora. Dessa forma, a criança tem mais autonomia e atuação durante a aula e, como resultado, a escola se torna mais interessante e dinâmica. As opiniões do aluno, seus pensamentos prévios e até suas dúvidas se tornam mais valorizados e se tornam o ponto de partida para o desenvolvimento do saber", conclui Freitas.

Mind Makers - Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo Somos Educação que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo no Brasil, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundialmente promovida Hora do Código, da ONG Code.org.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.