A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí visita a redação do Jornal Noroeste: “meritocracia a serviço dos desafios”


Por: Alex Fernandes França
Data: 18/04/2019
  • Compartilhar:
Émerson Pereira Branco, que por vários anos foi diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança assumiu a Chefia do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí no último 03 de abril, após ser aprovado no teste seletivo promovido pela Secretaria de Estado da Educação – SEED. 

O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NRE), professor Émerson Pereira Branco visitou, no início da noite de terça-feira (16) a redação do Jornal Noroeste, veículo de comunicação no qual escreve a coluna: “EducAção”. Em entrevista, ele pontuou o novo desafio. O NRE responde por 45 escolas da rede pública estadual de ensino em 21 municípios, além das instituições das redes municipais e particulares, que também são de responsabilidade de sua jurisdição. “Propus-me a visitar cada uma das 45 escolas para compreender a real necessidade de cada uma. Nota-se que algumas estão caminhando bem, organizadas na parte pedagógica e estrutural e outras que necessitam de ajustes e maior acompanhamento. O principal desafio é o aprimoramento da Educação. São inúmeras as ações que podemos desenvolver e que, com a participação e engajamento de todos, se tornarão em instrumentos fundamentais para a transformação da realidade de nossas escolas e é isso que sempre buscaremos”, salientou Émerson que atuou por 07 anos e três meses como diretor além de 03 anos como Professor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança. 

O Núcleo de Educação é parte da Secretaria de Estado da Educação que por sua vez tem por objetivo a definição e a execução da política governamental no setor de educação básica e de educação profissional, visando à melhoria das condições de vida da população. Compete à Secretaria adequar a oferta à demanda por escolaridade básica de forma prioritária e por escolaridade profissional, de acordo com a política governamental, de maneira autônoma ou em cooperação com os municípios, primando-se pela qualidade dos resultados. "Dar o suporte ao professor, identificando eventuais fragilidades e como trabalhar, sob o ponto de vista pedagógico, de forma a superar as demandas. Exemplo disso é o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, onde temos escolas com boa avaliação e outras com índice abaixo da média almejada. Aí surge o desafio de como melhorar essa Educação de forma integral e não apenas o índice, que surge apenas como reflexo das deficiências. O NRE não é apenas um órgão fiscalizador, pois muitos, erroneamente tem esse conceito. Existimos para dar suporte também”, explicou o novo Chefe do Núcleo.

A nova filosofia do Governo do Estado em nomear os chefes por meritocracia e não mais por indicação política foi um avanço na Educação, na avaliação de muitos educadores. “Critérios técnicos revelam aqueles que tem mais condições de exercer a função. Isso não quer dizer que a indicação política não pode ser aliada à competências. Temos uma equipe de trabalho muito boa, pessoas as quais eu já tinha contato como diretor de Colégio. Ajustes internos vão ocorrer e demandas internas quanto à futuras contratações poderão ocorrer. Agradeço a todos que me apoiaram no período em que trabalhei no São Vicente, Colégio que nos últimos anos teve um ótimo crescimento tanto na parte estrutural quanto pedagógica. O mérito não foi somente meu e sim da equipe toda, incluindo a de gestão composta por mim, Valquíria Kondraski e Raul Rodrigues Mello. Da mesma forma a equipe pedagógica é muito boa além dos educadores que compraram a ideia de melhoria da qualidade educacional. Avançamos muito, mas ainda existem demandas. A equipe que ficou é excelente e vai, com certeza, obter resultados significativos. ”, finalizou o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí,  Emerson Pereira Branco.

 

Emerson Pereira Branco

Técnico em Contabilidade (Ensino Médio) – Paraíso do Norte (1998)

Graduação em Ciências/Matemática – Fafipa (2003)

Graduação em Engenharia da Alimentos – UEM (2008)

Especialização em Educação e Gestão Ambiental – Fivale (2009)

Mestrado em Ensino – Unespar (2017)


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.