A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Outubro Rosa: saiba como a alimentação pode atuar na prevenção do câncer de mama


Por: Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Data: 08/10/2021
  • Compartilhar:

A tão conhecida campanha do Outubro Rosa vem com tudo com o intuito de alertar a sociedade acerca da prevenção do câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres em todo mundo.

Poucas pessoas sabem, mas, de acordo com estudos e dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma alimentação desequilibrada é a segunda causa de câncer que pode ser prevenida! Ou seja, não restam dúvidas de que é algo de suma importância e que merece uma maior atenção e cuidado.

Quando se pensa em prevenção do câncer, há muitas mudanças que podemos fazer no nosso estilo de vida e alimentação, sendo esta fundamental para prevenção, tratamento e pós doença.

Quando se pensa em câncer, o ideal para prevenção de qualquer tipo seria se toda população estivesse mantendo o peso corporal adequado, praticando atividade física e cuidando da alimentação, consumindo mais frutas, legumes e verduras, incluindo alimentos integrais e água em sua rotina, além de reduzir o consumo dos enlatados, embutidos e alimentos ricos em açúcares. 

É importante ressaltar que não existe nenhum alimento que sozinho cura o câncer, mas o conjunto de bons hábitos alimentares. O recomendado é consumirmos duas porções de frutas por dia e três porções de legumes (cenoura, couve-flor, brócolis, vagem, berinjela, tomate) e saladas folhosas, e ainda assim, variando o máximo possível de cores

Diante disso, reuni as melhores dicas para auxiliar vocês e colocar em prática a partir de hoje:

1. Se possível, exclua o consumo de refrigerantes. Em sua composição há um tipo de corante que pode favorecer ao câncer.

2. Não aqueça potes plásticos no micro-ondas, mesmo que sejam livres em bisfenol A existem outros compostos tóxicos no plástico que podem passar ao alimento. Uma boa opção é utilizar potes de vidro.

3. Consuma pelo menos 2 frutas diferentes diariamente.

4. Na hora do almoço coloque em seu prato pelo menos 3 cores diferentes entre saladas e legumes, exemplo: cenoura, alface e tomate.

5. Acrescente na sua rotina diária semente de linhaça ou gergelim, ambos têm nutrientes que protegem contra o câncer e além disso, previnem a metástase.

6. Prefira os alimentos da época!

7. Se possível, consuma alimentos orgânicos ou evite aqueles que são mais contaminados por agrotóxicos, como o pimentão.

8. Consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

Que tal começar colocando uma dessas dias em prática por dia? Assim logo você terá melhorado os seus hábitos sem sacrifício.

Stephanie Caroline dos Santos Trassi

Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.