Voluntário ressalta a importância da doação de sangue: “um ato de amor ao próximo”
Presidente da Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue, Adelson Luiz Benassi ressaltou que a doação voluntária de sangue é fundamental para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue.
O Hemocentro Regional de Maringá possui uma demanda diária de no mínimo 50 doadores de sangue com vistas a manter seus estoques em níveis satisfatórios, objetivando atender as constantes demandas dos pacientes que necessitam de tão precioso líquido.
O Presidente da Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue, Adelson Luiz Benassi esteve na redação do Jornal Noroeste, na tarde de terça-feira (18) para conclamar a população a se tornar doadora. “A doação de sangue não afina o sangue e nem engrossa. Se tem uma falsa ideia de que a partir de uma vez, a pessoa tem que doar sempre. Isso não existe”, salientou Benassi.
O Banco de Sangue do Hemocentro de Maringá faz coletas periódicas em Nova Esperança. A Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue da cidade possui atualmente 750 pessoas cadastradas cujo percentual de doadores de repetição (os que doam constantemente) é um dos maiores do Paraná, alcançando até 65%.
Mas a realidade está longe da ideal, pois ainda existem cidades onde o preconceito, a falta de informação, medo e egoísmo ainda permeiam o seio da sociedade. “ É preciso desmistificar o senso comum de que doar sangue faz mal. Muito pelo contrário, doar sangue é doar vida, amor e esperança. O sentimento de nobreza de quem doa é “recompensado” por benefícios tais como meia entrada em shows e espetáculos sem dizer que leva vida a tantos necessitados, fazendo bem ao próximo e também ao próprio doador”, frisou o Presidente da Associação.
Cada doador acaba beneficiando no mínimo 04 receptores, através de seus hemocomponentes e hemoderivados (plaquetas, plasmas, concentrados de hemácias e crioprecipitado). “Nossa próxima coleta acontecerá em Nova Esperança, no dia 12 de março, no Salão de Festas da Comunidade Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital Municipal. Doe sangue, doe vida. Cadastre-se também como doador de medula óssea”, finalizou Adelson Luiz Benassi.
Serviço:
Entidade: Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue
Cidade: Nova Esperança
Informações: (44) 99953-2250 (Adelson – Pezão)