Um novo Ser e a época Natalina
O título desta nova exposição de ideias destaca o momento que estamos experimentando: a época do Natal! Minha intenção ao abordar este tema, passa pela iniciativa que aqui apresento em discutir um ponto ético importante, relacionado ao Natal: a iniciativa de buscar um novo modo de ser.
O que significa um novo modo de Ser? Penso que significa uma atitude de mudar o modo de pensar, sentir e agir perante mundo! Perante o outro! Atitude de mudança partindo do interno para o externo. Atitude ética objetivando um agir para o outro, com mais respeito, solidariedade, fraternidade, perdão, compaixão e benevolência. Modos de ser e agir, que se encontram com a perspectiva evangélica cristã. Requerendo mudanças e a abertura para um novo modo de ser, rompendo com o modo de ser antigo, preso a ambições extremadas, egoísmos, ressentimentos, raivas e ódios.
E a relação do novo modo de ser com a época do Natal? Ora! Inegavelmente, o advento do nascimento de Jesus, simboliza o acontecimento de uma época que anuncia e convoca para a mudança, visando o agir segundo o amor, a paz, o perdão, a caridade, a fraternidade e a compaixão. Indubitavelmente, mesmo contaminada por um extremismo consumista e mercantilista, a época natalina nos convoca a refletir e analisar o nosso modo de ser, nos impulsionando para uma mudança, que vise a expressão do nosso melhor modo de ser. Uma renovação em nossas ações.
Obviamente, tal condição de buscar sempre sermos melhores no agir uns para com os outros, não deve e não pode se limitar a épocas comemorativas como o Natal. Esta busca pela mudança para um modo de ser melhor, deve ou deveria ser, atitude comum em nosso dia a dia. Ao longo de nossa existência e experiência. Entretanto, a época natalina nos desafia sempre a meditar e sentir sobre a necessidade de nos renovarmos, buscando modos de ser mais humanizados e eticamente positivo.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com