A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Tite convoca Daniel Alves na Seleção: o hexa vem ou não?


Por: Simony Ornellas Thomazini
Data: 10/11/2022
  • Compartilhar:

O técnico da seleção brasileira, Tite, fez sua convocação final na segunda-feira (7) dos 26 nomes que defenderão o Brasil nesta Copa do Mundo 2022, no Qatar.

Os 26 jogadores convocados atuam em 6 países diferentes, e 22 deles jogam na Europa. O primeiro país a se destacar é a Inglaterra, pela Premier League, onde seu maior representante é o Manchester United com 3 jogadores: Casemiro, Fred e Antony. Em seguida, vem o Arsenal com: Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Pelo Liverpool, temos o volante Fabinho e o goleiro Alisson. Pelo Tottenham, o atacante Richarlison. Pelo Newcastle United, o zagueiro Bruno Guimarães. Pelo West Ham United, o meia Lucas Paquetá. E, pelo Chelsea, o zagueiro Thiago Silva. Em segundo, vem a Espanha, pela La Liga, representado pelo Real Madrid com os jogadores: Vinicius Júnior, Rodrygo e Éder Militão. No Barcelona temos 1 jogador: Raphinha. Pelo Sevilla, o lateral Alex Telles. Em terceiro, a Itália com 3 atletas da mesma equipe, o Juventus: Danilo, Alex Sandro e Bremer. Em quarto, a França pelo PSG: Neymar e Marquinhos. Por aqui, pelo Campeonato Brasileiro temos: Pedro (Flamengo), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Weverton (Palmeiras).

E, por fim, a tão contestada convocação de Daniel Alves, lateral-direito, de 39 anos, atualmente defende o Puma, no México, mas não disputa uma partida oficial desde 24 de setembro e vem treinando com o time B do Barcelona atrás da melhor forma física.

Daniel Alves é o jogador mais velho a disputar um Mundial. Na entrevista coletiva no auditório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o técnico Tite foi questionado a respeito desta convocação. Tite inicialmente pediu para o preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian, explicar a ausência do jogador nos jogos contra Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 de setembro. Em seguida, justificou os papéis técnico e tático do atleta na equipe.

“O Daniel Alves não veio na convocação de setembro por causa de problemas físicos diagnosticados pelo nosso fisiologista. Ele estava com baixos níveis de potência e força. Dissemos a ele que precisava melhorar esses índices. E ele respondeu: missão dada é missão a ser cumprida. Ele mostrou grande evolução. Quero agradecer à comissão do Rafa Marquez [técnico do Barcelona B], que nos mostrou números que deram segurança no aspecto físico, mostrando que o Dani Alves, que treina com eles desde 12 de outubro, é o mesmo que esteve conosco em 2022 e na Olimpíada [em Tóquio, no Japão, no ano passado]. No aspecto físico, ele se encontra apto”, esclareceu Mahseredjian.

E Tite completou: “As pessoas têm que entender que os laterais na equipe brasileira, na medida que temos pontas, são laterais construtores. A qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse sentido é impressionante, sendo um articulador, um organizador. Não temos nele um jogador que vai e volta. Essa é a função dele”.

Daniel Alves já foi um dos melhores da sua posição, porém, hoje, não é mais. E Copa também é momento, e, no presente momento, ele não tem tido bons desempenhos.

Fez uma temporada ruim pelo Barcelona após deixar o São Paulo pela porta dos fundos. Sem opções na Europa para manter uma imagem aceitável, foi jogar no México. No Pumas, fez pouco e arrumou confusão por lesão, que, segundo ele, não existia, mas foi divulgada pelo clube em nota oficial.

Tecnicamente, Daniel Alves não vive boa fase há algum tempo, E, fisicamente, o treinador físico, Fábio Mahseredjian, mostrou-se preocupado do lateral poupando-o dos amistosos. Mas, segundo o profissional, força e potência melhoraram e, por isso, foi chamado na lista final.

Como foi dito na entrevista, Tite disse sobre os laterais da seleção não precisarem estar o tempo todo no ataque por causa das pontas. A grande questão do time é justamente o defensivo. Daniel Alves irá sofrer com jogadores rápidos e habilidosos. Militão, por exemplo, não.

A convocação está encerrada. Danilo deve ser o titular, mas quando precisar, Daniel Alves, que não possui o mesmo desempenho de antes, pode comprometer o setor defensivo do Brasil. E, nisso, fica o questionamento: o hexa vem ou não?

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.