A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sétima Arte


Por: Odailson Volpe de Abreu
Data: 22/05/2020
  • Compartilhar:

A Netflix se tornou a principal válvula de escape para quem quer se divertir nesses tempos sem cinema. Bem por isso, ela tem sido ágil em seus lançamentos, para atender as demandas de seu público em todos os gêneros. Esta semana a Coluna Sétima Arte se dedica a comentar sobre uma comédia que foi lançada hoje na Netflix e que vale a pena ser conferida de perto. Mas lembre-se, a Netflix não é a única plataforma de streaming disponível no Brasil, caso você queira variar um pouco as obras e os estilos dos filmes e séries que assiste, uma boa dica é o streaming da Amazon, o Prime Video, um servidor de vídeo sob demanda num valor muito acessível e que apresenta excelentes opções. Se ficou curioso, vale a pena fazer o teste de degustação por trinta dias na faixa.

Mas, voltando ao filme dessa semana, Um Crime Para Dois é uma comédia muito parecida com outras lançadas recentemente e que foram muito bem aprovadas pelo público. Ela lembra muito Uma Noite Fora de Série e também A Noite do Jogo. Baseio essa afirmação no fato do filme em questão seguir à risca um roteiro muito parecido com o desses dois, que determina que a história seja desenvolvida num espaço específico de tempo, geralmente um dia.

Esse tipo de roteiro tem suas vantagens e desvantagens. Primeiro as vantagens, ele tende a ser simples, o que é bom para um filme de comédia e, em geral, também se torna muito rápido, como se fosse construído a partir de esquetes que se conectam, algo que também é muito positivo, pois cada situação arranca uma gargalhada por um motivo diferente. Já as desvantagens, é o fato de ser uma história descartável, com trama e personagens subdesenvolvidos, ou seja, a trama favorece apenas o riso em si e nada mais.

Nesse sentido, Um Crime Para Dois poderia apresentar tanto essas vantagens quanto essas desvantagens, mas as desvantagens são superadas pelo talento do elenco. Seu roteiro é bastante frágil e apresenta alguns deslizes, já a direção, que ficou a cargo de Michael Showalter, também poderia ser melhor. Ele erra na escolha dos ângulos de enquadramento de cenas que deveriam ser mais sentimentais e faz uma salada no trabalho de edição. Uma pena, pois sabemos que ele já entregou trabalhos com muita qualidade nesses quesitos. Mas, como afirmei anteriormente, nada disso chega a comprometer a diversão do filme devido a um único fator, o elenco.

O elenco do filme supera qualquer erro técnico e os atores entregam um trabalho excelente, sobretudo os protagonistas, Issa Rae e Kumail Nanjiani. Eles tem tudo o que é necessário, boa química juntos, muito carisma e um timing cômico excelente. A partir deles os inúmeros clichês propositais – a ideia era parodiar e estereotipar os filmes policiais e isso deu muito certo - apresentados no filme se tornam um besteirol de primeira. Os diálogos rápidos e as piadas ágeis entre eles dão um ritmo excelente para o filme e por isso, você nem se importa tanto com roteiro ou enquadramento. Na verdade o que você quer é descobrir qual a presepada em que eles irão se meter na sequência.

Vamos à trama! Em Um Crime para Dois, um casal está passando por uma crise em seu relacionamento. Quando eles se veem de repente envolvidos em um misterioso assassinato, eles precisam tentar resolver o crime para limpar seus nomes enquanto tentam salvar a relação.

Por que ver esse filme? Porque ele acerta no ritmo e nas piadas, fazendo o público se divertir. Mas não se engane, ele não é uma comédia inteligente e nem mesmo uma comédia romântica. Por mais que apresente uma certa sofisticação na sua forma de apresentar o humor, ainda se trata de um filme mediano que se sustenta apenas por causa do talento excepcional de seus atores. Nesse ponto, eu me atrevo a dizer que lançá-lo via streaming foi uma boa jogada da Paramount porque, se Um Crime para Dois estreasse no cinema, com certeza seria massacrado pela crítica e, talvez, não alcançasse uma boa bilheteria. Mas como está sendo lançado pela Netflix, chegará diretamente na casa do público que mais gosta desse tipo de filme e que dificilmente vai ao cinema. Dessa forma, Um Crime para Dois poderá conquistar um grande número de visualizações em meio à pandemia sem se preocupar com números de bilheteria. Boa sessão!

Odailson Volpe de Abreu


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.