A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Quando a morte representa esperança


Por: José Antônio Costa
Data: 01/11/2019
  • Compartilhar:

Amanhã, 2 de novembro será o “Dia de Finados”. Para muitos é momento de celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Dificilmente você encontrará uma pessoa que goste de falar sobre a morte! No entanto a única certeza que temos neste mundo é que um dia vamos morrer.

Toda pessoa deveria interessar-se no que lhe há de acontecer por ocasião da morte. Saber justamente para onde vai quando o último suspiro abandonar seu corpo, pois todo vivente defronta o mistério da morte, mais cedo ou mais tarde.

A crença consciente ou subconsciente na vida após morte se reflete nos requintados arranjos funerais destinados a preservar os restos mortais do falecido. Antigamente abasteciam os túmulos com comidas, bebidas, utensílios e roupas para a próxima vida. Há relatos históricos que até mesmo escravos e animais foram sepultados junto com o cadáver para lhe atender as necessidades no mundo de além.

Hoje ainda as pessoas vestem o falecido com a melhor roupa, alguns são sepultados utilizando itens que foram valiosos em vida tais como anéis e fotos da família. A crença da vida após a morte é comum na maioria das religiões cristãs e não cristãs.

A Bíblia descreve a morte como um inimigo da humanidade. Deus nos conta que o último dos nossos inimigos a ser derrotado é a morte. A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Em Romanos 5:12 escreveu Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Deus tomara providências para que o homem comesse da árvore da vida e vivesse para sempre. Quando o homem desobedeceu a Deus, foi privado deste privilégio, veja Gênesis 3:22 e 23.

A Bíblia ainda fala da morte como um retorno aos elementos a partir dos quais o homem foi feito originalmente ... “porque tu és pó e ao pó tornarás” – Gênesis 3:19.

Em minha opinião, a morte representa esperança quando entendo o fato que Jesus afirmou em João 11:11-14 que a morte é um sono. Quem dorme está sujeito a acordar. Portanto os mortos em Cristo ressuscitarão como descrito em 1 Tessalonicenses 4:16 – “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.

O tema é bastante complexo e talvez mude a concepção tradicional de muitos sobre a morte. Concluo com o texto bíblico de João 5:28 e 29 – “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.

A morte causa uma dor muito grande, mas a certeza que Jesus Cristo voltará, desperta o desejo de continuar falando da esperança do reencontro de nossos amados no Céu que Ele está nos preparando.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele”.

1 Tessalonicenses 4:13,14 (Bíblia Sagrada)

 

José Antônio Costa


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.