A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O que precisamos em 2019?


Por: José Antônio Costa
Data: 11/01/2019
  • Compartilhar:

Já estamos no 11º dia de 2019. Tenho certeza que você leitor fez muitos desejos para o novo ano. Trocar de carro, perder peso, construir ou reformar a casa, aumentar a família, viajar, cuidar de um animal de estimação, conseguir outro emprego, praticar uma atividade física, economizar, enfim, as metas e desejos são inúmeros, no entanto é raro encontrar alguém que tenha pedido sabedoria para o novo ano.

Quando digo sabedoria penso naquela narrada na Bíblia em I Reis 3:5-12. No texto, Deus oferece a um homem a oportunidade de pedir o que desejava. O homem, chamado Salomão, filho de Davi, é considerado o mais sábio do mundo, e Deus atende o seu pedido no versículo 12 do mesmo capítulo dizendo - “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.

Esse pedido feito a milhares de anos pelo então Rei de Israel Salomão deve também ser o nosso. Você já percebeu quantas e quantas vezes, no dia a dia, precisamos ter sabedoria para tomarmos decisões, resolvermos problemas, darmos palavras de conforto e às vezes termos respostas sábias?

Com a sabedoria que vem de Deus, Salomão escreveu 3 mil provérbios e 1005 cânticos. Admiro as palavras e ensinamentos contidos no livro de Provérbios 1: 20-21 - “A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras”.

Ainda no mesmo livro no capítulo 2:1-6 – “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”.

Ao iniciarmos um novo ano o maior desejo deve ser por sabedoria. Trazendo as palavras do capítulo 1 para nossos dias, realmente “a sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz”, quantos protestos, manifestações, greves e até mesmo mortes poderiam ter sido evitadas caso as pessoas tivessem mais sabedoria ao agir.

No capítulo 2, Salomão nos ensinou como agir com sabedoria. Três vezes o discurso é introduzido com a conjunção “se”, marcando três estágios na progressão da educação. O primeiro “se” introduz o estágio passivo de ouvir, isto é, simplesmente ser receptivos e atentos às palavras da sabedoria (Pv 2:1, 2). O segundo “se” introduz a resposta ativa de clamar e pedir sabedoria (Pv 2:3). O terceiro “se” introduz envolvimento apaixonado em procurar a sabedoria como buscaríamos “tesouros escondidos” (Pv 2:4).

O ano está só começando. Nesta primeira coluna “Opinião”, desejo que durante esse ano de 2019, eu e você leitor busquemos a sabedoria para a vida como “tesouros escondidos”.

 

"Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Provérbios 8:10 e 11 – Bíblia Sagrada

José Antônio Costa


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.