A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Psicologia das Cores


Por: Rhuana Moura Pacheco
Data: 07/08/2023
  • Compartilhar:

Possivelmente, você já ouviu que determinadas cores influenciam em determinadas sensações e sentimentos que desempenhamos, né?! Esse conjunto de técnicas que, é muito usada pelo marketing para atrair mais clientes e, também, por empresas para melhorar produtividade, se denomina psicologia das cores.

Há uma conexão entre todas as cores que são visualizadas no dia a dia e a interpretação humana, para a psicologia das cores. Nela, cada cor tem uma mensagem e sensação, com base num estudo sobre o cérebro humano e a interpretação que ele faz das cores, atrelado a quais emoções e sensações aparecem a partir desta interpretação.

O primeiro que estudou sobre as cores foi Isaac Newton, que descobriu que a luz branca se dividia em várias cores ao passar por um prisma – claro que aqui não havia o objetivo de trabalhar com a psicologia das cores. E, por volta dos anos 1800, Johann Wolfgang von Goethe apresentou a ideia de que as cores mexem com a percepção e emoção humana, por meio do livro “Teoria das cores” – neste escrito apontou que a percepção de cores e tons é subjetiva, entretanto, os efeitos às cores são universais.

Mas vamos ao que mais nos interessa: o significado de cada cor!

Cor vermelha: por ser uma cor chamativa e intensa, consegue estimular o corpo humano, aumentando o ritmo cardíaco e a pressão arterial; remete ao amor e, também, ao ódio, podendo trazer à tona um lado mais agressivo.

Cor amarela: criatividade, otimismo, irritação, jovialidade e ciúme; é vista como contraditória e instável, já que apresenta emoções positivas e negativas; é uma cor viva, que ilumina e auxilia no processo de estudos e armazenamento de informações; além de colaborar com outras cores no estímulo do apetite.

Cor verde: se relaciona diretamente com o meio ambiente; transmite esperança, relaxamento, tranquilidade e equilíbrio; traz sensação de saúde, podendo até acalmar o sentimento de ansiedade.

Cor azul: responsabilidade, honestidade, simpatia, confiança e amizade; também é associada à sensação de relaxamento; pode aumentar a produtividade.

Cor laranja: alegria, entusiasmo e otimismo; passa a sensação de saboroso, aumentando o apetite; auxilia na autoconfiança e enfrentamento de desafios.

Cor roxa: associada à riqueza e realeza; espiritualidade e feminino; calma e sabedoria.

Cor cinza: conhecimento, profissionalismo, solidez e modernidade; presente no mundo corporativo e usada para destacar outras cores, já que é neutra.

Cor preta: elegância, formalidade, mistério e sofisticação; além de passar autoridade; entretanto, as associações se alteram ao longo da idade – jovens relacionam com roupas e carros de luxo; os mais velhos relacionam à morte.

Cor branca: “cor pura”; transmite paz e organização.

Cor rosa: delicadeza, inocência e romantismo; traz deleite e prazer.

As cores não determinam nossos sentimentos e ações, porém, quando bem utilizadas, podem auxiliar e muito nossas vidas! Saibamos usufruir bem desse estudo e informações.

Rhuana Moura Pacheco

Habla mesmo, psi


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.