Preparação do terreno para construir
Olá, tudo bem? Sejam bem vindos a nossa coluna semanal sobre engenharia e construção.
Hoje vamos falar sobre a preparação do terreno para sua obra. Não basta comprar o terreno e ter todos os projetos. Antes de iniciar a construção da casa é necessário fazer a preparação do terreno.
Mas o que é a preparação do terreno? A preparação envolve basicamente a limpeza da vegetação e de materiais indesejados, a análise do solo (sondagem) e movimentação de terra (nivelamento, cortes e aterramentos). Tudo isso para deixar o terreno plano e limpo, pronto para receber a obra.
Você não vai precisar ter o alvará da construção para iniciar a preparação do terreno, mas é recomendado que você tenha o projeto arquitetônico finalizado. Pois ele irá orientar o topógrafo sobre os níveis e tamanhos da construção.
A Limpeza da Vegetação existente, é basicamente a retirada da camada de vegetação superficial, como o mato, as plantas e os pequenos arbustos. As árvores merecem uma atenção especial, já que será necessário que a prefeitura municipal aprove sua retirada em caso de árvores nativas.
Já a limpeza de Materiais envolve as atividades relacionadas a demolição, retirada de pedras e entulhos em geral.
Para realizar a limpeza do seu terreno é aconselhado contratar uma empresa especializada. Busque referências e indicações antes de fechar a contratação. Muitas vezes as empresas especializadas em limpeza também fazem a terraplanagem, por isso vale a pena pesquisar e negociar os valores. Os entulhos oriundos dessa limpeza devem ser descartados de maneira adequada, por isso é tão importante contratar uma empresa séria, pois em caso de descarte em local inadequado, a responsabilidade pode cair sobre você também.
A topografia do seu terreno pode ser levemente inclinada, sendo em aclive ou declive, quando assim for, será necessário de um nivelamento para adequar ao caimento de projeto. Essa etapa é muito importante pois uma terraplanagem feita de forma incorreta pode resultar em problemas como erosão e deslizamento. Por isso, em um terreno muito inclinado, avalie se há necessidade de um muro de arrimo para conter a terra. O arquiteto ou engenheiro saberão te orientar.
No caso das obras de grande porte, será necessário fazer a sondagem do solo, pois cada terreno possui um tipo de solo com características e resistências variadas. Sendo assim, a sondagem é fundamental para que o engenheiro estrutural tenha as informações corretas para os cálculos de fundação. A sondagem também é feita por uma empresa especializada, então novamente, busque referências para fechar um bom negócio.
Uma construção é um processo complexo, e todas as suas etapas são muito importantes para um bom resultado. Por isso sempre peça orientação a um profissional da área, assim você garante que tudo saia de acordo com o esperado e evita problemas futuros.
Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, seu feedback é muito importante!