A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 07/01/2021
  • Compartilhar:

 

PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO

 Por Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Psicóloga Perinatal/Obstétrica

CRP 08/30339

 

            Você está grávida ou está pensando em ficar? Então esse assunto é  do seu interesse. A espera de um filho acarreta mudanças fisiológicas, comportamentais, emocionais e sociais na mulher e em toda a família em volta dela. E lidar com essas modificações não é tão simples quanto parece e quanto a mídia expõe. Mas não se preocupe, para isso você tem uma ajuda. Já ouviu falar em Pré-Natal Psicológico?

            O Pré-Natal Psicológico é uma ferramenta utilizada dentro da Psicologia Perinatal, com participação da gestante, do companheiro e dos avós, que tem por objetivo, ajudar os pais a descobrirem seu novo papel com o integrante que está chegando; fornecer informações sobre a gravidez, parto e puerpério; estimular o vínculo do casal entre si e com o bebê que está chegando; fazer uma preparação para a hora do parto e prevenir a depressão pós-parto e psicose puerperal.

            Nele não nos limitamos apenas as questões emocionais, se não poderíamos chamar de Psicoterapia e não nos fixamos somente em exercícios práticos sobre os cuidados para com o bebê, porque isso o tornaria um curso para gestantes. Mas o Pré Natal é uma junção desses elementos, além do trabalho de conscientização corporal, tão importante, já que a mulher tem passado por transformações em seu corpo e não muito tempo depois irá acontecer mais uma, o parto.

            Mas, e quanto aos avós? Qual sua importância no Pré-Natal Psicológico? Nele, nós revivemos com os avós a sua própria maternidade e paternidade e fazemo-nos se identificar com as ansiedades dos novos pais. Além disso, enfatizamos a sua importância nos primeiros meses, mas em cuidar dos seus próprios filhos, para que eles possam cuidar do filho deles. Além disso, eles podem ser agentes preventivos ao aprender ao identificar sintomas de depressão pós-parto.

            Percebe a profundidade que essas mudanças podem ter na vida de uma mulher/casal? E muitos têm de passar por esse período de maneira solitária por não conhecer os recursos que estão disponíveis e com medo de expressar seus sentimentos que envolvem desde felicidade à ansiedade.

            É um Pré-Natal para além do bebê, que já é realizado nas consultas médicas, mas um trabalho para cuidar do psiquismo desses pais, já que ter um filho produz uma mudança irreversível.

 

 

 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.