A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 05/07/2019
  • Compartilhar:
Opinião do Blog
Acordo entre a União Europeia-Mercosul poderá não acontecer

Apesar de toda a euforia do presidente Jair Messias Bolsonaro e do presidente da Argentina, Maurício Macri, o acordo firmado por ocasião do G20, no Japão, recentemente, entre a União Europeia-Mercosul, após 20 anos de negociação,  poderá ter o seu acordo suspenso até segunda ordem. Além da ratificação obrigatória pelos parlamentos dos países envolvidos  do referido acordo, a França parece não estar disposta, por enquanto, em assinar tal documento, pois pretende  solicitar uma série de garantias aos países do Mercosul. A França é um dos países que mais tem  colocado barreiras para um acordo  do Bloco Europeu e Mercosul. Além das garantias ambientais que exige, como participação na questão climática com o Acordo de Paris, redução do desmatamento da Amazônia, luta pela biodiversidade,  assuntos em que o Brasil tem muito a caminhar e definir metas, há o fato daquele país temer que o seu setor agrícola (o maior da Europa), seja afetado devido a entrada  em grande escala de produtos originários da América do Sul, principalmente do Brasil. Outro fator que os europeus não gostam, é o excessivo uso de agrotóxicos, hormônios, antibióticos e grãos geneticamente modificados aqui na América do Sul, o que resultaria em vantagens competitivas.   Por outro lado, a indústria brasileira também tem os seus receios da concorrência europeia, mas poderão se modernizar com a entrada de outros  equipamentos, tecnologias. Sempre em acordos, há ganhos e perdas.

Coisas do Cotidiano

• Parabéns à Emília Ribeiro - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Emília Ribeiro Arruda de Oliveira comemorou idade nova no último dia 3 de julho. Emília recebeu de familiares, colegas e amigos, abraços e os mais efusivos votos de felicidades. Parabéns Emília!

• Que é isso presidente? No intervalo do jogo Brasil x Argentina, o presidente Bolsonaro resolveu desfilar pela pista do Mineirão. Simplesmente ridículo tal atitude pois foi duramente vaiado. Na entrevista pós jogo, Tite (treinador da seleção) foi claro e não gostou nada do que aconteceu. Quando é que Bolsonaro vai realmente governar o Brasil?

• Zorra Total, programa de humor da Globo, continua sendo usado para criticar duramente as besteiras do atual presidente, como aconteceu na Marcha para Jesus, no gesto que Bolsonaro fez com as mãos simulando o uso de armas. O pastor Ricardo Gondin também "desceu o pau" em Bolsonaro por aquela e outras atitudes. Ainda durante o programa, o número 39 foi usado várias vezes, referindo aos 39 kg de cocaína encontrada em uma mala de um comissário de bordo. Jornais do exterior estão falando na inauguração do Aerococa!;

• Fato inédito na história da humanidade: um presidente americano (no caso Donald Trump), cumprimentou Kim-Jong-Un, na zona desmilitarizada da Coreia do Norte;

• Moro, Dallagnol, outros procuradores e correligionários, insistem dizer que o site "The Intercept" não está divulgando a verdade, ou seja, é mentira sobre o caso Lula. O vazamento é criminoso. Sugestão: Moro, Dallagnol e outros procuradores, entreguem os celulares que a Polícia Federal solicitou ou então autorizem a divulgação dos assuntos, matérias  e mensagens referente ao Lula e pronto. Está solucionado o problema. A verdade é que todos ou quase todos sabem que havia uma "esquemão" com Moro, Dallagnol, outra parte da Justiça e políticos, para evitar que Lula fosse novamente o presidente, pois segundo a pesquisa na época, seria eleito com uma perna amarrada;

• Em São Paulo, soldado da Aeronáutica, fumando um cigarro,  grava vídeo, chamando a  FAB (Força Aérea Brasileira) de Força Aérea de Biqueira. É, o 39kg, deixou marcas!

• Em Portugal, onde vai residir e gravar a novela "Na Corda Bamba", para a TV portuguesa, a atriz Lucélia Santos fez um duro depoimento na questão ambiental brasileira. Lucélia disse: "O Brasil é o país que tem o maior potencial ambiental do planeta, talvez junto com a África e a Austrália. Nós temos a maior floresta tropical úmida do mundo que é a Floresta Amazônica e o governo atual quer destruir tudo. Sou uma defensora da floresta, dos bichos, da fauna, dos povos da floresta - dos seringueiros, caboclos e índios há mais de 30 anos."

• Ontem, 04 de julho, foi celebrada o Dia da Independência dos Estados Unidos, ocorrido neste dia no ano de 1776 no Estado da Pensilvânia. Por ser a maior potência econômica mundial, os Yankees merecem ser lembrados por sua história.

"Na reforma da Previdência, Paulo Guedes insiste na capitalização pois será beneficiado", diz deputado

O presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), detonou de forma veemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e na seqüência, debochou do ministro da sua insistência em colocar na reforma, a capitalização. Como se sabe, a capitalização é uma proposta de campanha e o ministro Guedes quer usá-la para enriquecer, como fez o ministro chileno, Jorge Zaror. Aliás, essa proposta de reforma da Previdência, é quase uma cópia da Previdência chilena, que vem sendo duramente criticada em passeatas pelos irmãos do Chile, pelo abandono que o governo dá aos trabalhadores. O deputado Marcelo Ramos é contra a aprovação desse sistema de capitalização que vai penalizar demais o trabalhador brasileiro. Para você que está lendo esta coluna, hoje, o trabalhador no Brasil se aposenta com um apoio tripartite, ou seja, patrão, empregado e governo. Entendeu? Na reforma da Previdência, que Paulo Guedes e Bolsonaro querem, no regime da capitalização, cada trabalhador contribui em vida para a sua aposentadoria no futuro por meio de uma conta individual, guardada em instituições específicas, e protegida de saques até atingidas determinadas condições previstas em lei, com idade mínima. Guedes e Bolsonaro não querem que o Estado fique financiando aposentadoria aos trabalhadores, que é uma das características do sistema neoliberal, vigente no país. E quando o trabalhador está desempregado como agora, mais de 13 milhões de brasileiros não tem emprego, como é fica? Na realidade temos que lutar mesmo pelos nossos direitos sociais conquistados através de  décadas, onde perdemos muitos irmãos que lutaram por nós, para chegar a esse resultado que nos deu a Seguridade Social. Hoje, a Previdência cobre 82% dos idosos, dando-lhes boas condições de vida.

Café, a bebida preferida pelos brasileiros

A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII, quando as primeiras sementes de café foram trazidas para cá da Guiana Francesa, por Francisco de Mello Palheta (1670-1750). O café já era consumido desde a antiguidade quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Depois disso, persas e árabes passaram também a ter o hábito de consumir essa planta, passando o café a ser consumido em várias partes do mundo. O aumento do consumo do café na Europa e Estados Unidos pode explicar o grande plantio e produção de café no Brasil, a partir do século XIX. As primeiras grandes lavouras de café no Brasil surgiram na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, em São Paulo. O solo, o clima, a região favoreciam a grande produção do produto que eram exportado para Europa e Estados Unidos. Os africanos escravizados (mais de 1,5 milhão) formavam a grande força tarefa para o cultivo, colheita e beneficiamento, cujo o  café era levado em lombo de mulas até os portos.  A partir de 1837, o café se tornou a grande força econômica do Brasil, sendo cultivado em várias cidades, como Campinas, Ribeirão Preto, etc.,  e com a modernização, até ferrovias foram construídas para o  transporte mais rápido das grandes fazendas aos portos, principalmente o de Santos.  O café chegou ao Paraná por volta do século XX, com grande destaque para Londrina e região, e o seu crescimento foi lento até 1945, em conseqüência das duas guerras mundiais e da quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Por volta de 1929, a forte crise econômica, baixos preços  e o grande estoque do produto, milhões de sacas foram queimadas. Foi na década de 50 e início de 60 que a cafeicultura paranaense  teve a sua maior fase de expansão. Por volta de 1961/1962 o Paraná teve o seu apogeu na cafeicultura, produzindo 21,3 milhões de sacas de 60kg, constituindo 28% da safra mundial do produto. Nova Esperança se destacou como um dos maiores produtores de café do Brasil e com a  maior renda per capta. Por um longo período, o café foi o principal gerador de riquezas para o Estado, propiciando a fixação do trabalhador no meio rural, coroando com êxito o modelo de colonização, tornando as pequenas e médias propriedades economicamente viáveis. Contudo, o alto custo da produção do café, preços baixos (descapitalizando os cafeicultores), pragas e as fortes geadas (como a de 1975), dizimaram os  grandes cafezais do Paraná e São Paulo, passando Minas gerais, Espírito Santos, Bahia e Rondônia como novos produtores. As grandes colônias, tuias, terreiros, peneiras, homens e mulheres  abanando o café, deixou de existir por aqui. O êxodo rural tomou conta e hoje só nos resta saudades. Os cafezais  que não voltam mais!

 

ENTRELINHAS

***Terça-feira, 02 de julho a tarde, ocorreu um eclipse total do sol, mais visível no Chile e Argentina. Nesse eclipse, a lua ficou entre o sol e a terra, escurecendo toda a região. Este fenômeno foi visto parcialmente em algumas regiões do Brasil. Somente em 2045 ocorrerá um eclipse total do sol no Brasil.***Brasil e Peru farão a grande final da Copa América 2019***Tribunal de Justiça do Amazonas é considerado terra de dinastias. O que tem de juiz, filhos, parentes, entre si e de desembargadores, é brincadeira. Dizem que o concurso da magistratura por lá é esticado para garantir vaga até a aprovação do último parentesco. A imprensa tem comentado esse assunto.***"A preguiça caminha tão devagar que a pobreza não tem dificuldade em a alcançar" (Confúcio, pensador e filósofo chinês  550 a.C - 478 a.C.).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.