A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 07/06/2019
  • Compartilhar:
Opinião do Blog
Executivo e STF de braços dados infringindo a Constituição

Dentre as nuances da política, continuo achando cada vez mais válido o pensamento do ex-prefeito de Nova Esperança e grande amigo, dr. João Urbano, de saudosa memória. João costumava dizer:  "Juarez, a política é uma dinâmica. O que você falou de manhã, dependendo dos  interesses, poderá não servir a tarde." É o que está acontecendo agora na política brasileira, entre o presidente Bolsonaro e Dias Toffoli, ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a campanha presidencial de 2018, e até agora, na passeata dos bolsonaristas, do dia 26 de maio último, ataques violentos, "fake news", contra o Superior Tribunal Eleitoral (STE), Supremo Tribunal Federal (STF), solicitaram o impeachment de Dias Toffoli, Gilmar Mendes, o fechamento do STF pela líder do PSL (partido de Bolsonaro), deputada federal Joyce  Hasselmann e também pelo filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro, que disse  que "para fechar o STF, bastaria um soldado e um cabo", e tantas outras agressões. Colocaram as Cortes suspeitas de corrupção, parcialidade, sem provas. Pois é,  amigo João Urbano, suas sábias palavras voltaram a ser confirmadas. Vejo agora com uma certa surpresa, o ministro Dias Toffoli, que foi achincalhado, humilhado, pisoteado, sem autorização de seus companheiros de STF, pactuando com o governo Bolsonaro, recebendo "coraçãozinhos" com as mãos de Joyce e Bolsonaro? Desculpe Dias Toffoli, mas enoja, é deplorável, para a sociedade brasileira ao vê-lo em fotografia risonho, em tais companhias. É um dos capítulos do circo de horrores em que se está transformando a República do Brasil, onde a fome, a pobreza, o desemprego, são mais agudos do que a distribuição de armas à população. A própria  Constituição não permite este tipo de aproximação. Agora que o senador Flávio Bolsonaro, envolvido em falcatruas, corrupção, vive dizendo que vai obstruir todas as suas denúncias na Justiça, como ficará o STF  e o seu presidente   fantoche Dias Toffoli?

Machado de Assis: racismo no Brasil vai além da cor da pele!

Neto de escravo, infância, com um talento raro para escrever e aprender novas línguas, foi considerado o senhor da linguagem, dominava e brincava com as palavras, deu vida a história e foi considerado por amigos e colegas escritores da época e de todos os tempos, o autor mais importante de nosso país. Suas contribuições para as letras são das mais importantes. Escreveu inúmeros livros de romances, poesias,  contos, teatros, etc. Nascido em 1839, Rio de Janeiro e falecido na mesma cidade, em 1908, escreveu "Dom Casmurro", "O Alienista", "Memórias de Brás Cuba", "Quincas Borba", etc. Machado de Assis, assim como outros negros famosos neste país, também foi vítima do racismo, que o retratava em fotos, como um escritor branco. O racismo no Brasil, desde a época do Brasil colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses, escondeu quem ele era durante muito tempo. Sua foto oficial, reproduzida até hoje, muda a cor de sua pele, distorce os seus traços e rejeita a sua verdadeira origem. Machado de Assis somente teve o seu talento reconhecido na época,  em fotos,  porque  tais fotos eram embranquecidas. Um absurdo que mancha a história deste país. Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, novas fotos de Machado de Assis estão sendo distribuídas de acordo com a sua pele original: negra. Foi um erro irreparável,  mas para que todas as gerações reconheçam o talento e o valor deste notável escritor, um gênio da literatura, independente de sua cor e do racismo velado deste país.

Papa Francisco envia carta a Lula
"A verdade vencerá a mentira" 

Com esta frase, o Papa Francisco inicia  sua carta enviada ao ex presidente Lula da Silva. Como se sabe, Lula é  um preso político, julgado e condenado a prisão sem provas  pelo ex juiz Sérgio Moro, desde abril de 2018, com a finalidade de abrir caminho para a eleição de Jair Bolsonaro. O próprio presidente afirma que Moro foi o seu maior cabo eleitoral.  O líder da igreja católica respondeu a uma carta enviada por Lula por ocasião de sua prisão, com uma" mensagem de coragem" e para não "desanimar" e continuar "confiando em Deus" e que lamenta as duras provas  pelas quais o  ex presidente  vem passando, mas que não desista nunca de lutar. Papa também se solidarizou-se com as mortes dos familiares do ex presidente. Ao terminar a carta, o sumo pontífice disse: "O bem vencerá o mal;" "a verdade vencerá a falsidade" e a "salvação vencerá a condenação".  Assina a carta,  Papa Francisco.

Coisa do Cotidiano

• Parabéns Gerson Zanusso, Jean Zanchetti e Moacir Olivatti - Num trabalho conjunto, desde a licitação das dependências do antigo laticínio, na Gestão Gerson Zanusso e do até então Secretário da Indústria e Comércio, Jean Zanchetti,  Nova Esperança terá um novo laticínio gerido pelo Grupo Vidativa/Qualitat. A conclusão do negócio somente aconteceu, graças ao trabalho do atual prefeito Moacir Olivatti, que foi atrás da complexa legalização burocrática que envolve este tipo de serviço. A partir de outubro próximo, teremos mais uma empresa na cidade, gerando 15 empregos diretos e paulatinamente podendo chegar a 30 por turno. Parabéns a todos. Foi um trabalho de "formiguinha" que valeu a pena!

• Escola da vida - Nos acostumamos a ouvir e falar tanto sobre a escola da vida, durante toda a nossa vivência.  A poetisa goiana Cora Coralina disse": "Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o grande mestre é o tempo". Aí esta coluna pergunta: o presidente Bolsonaro foi deputado federal 28 anos e não aprendeu nada sobre os meandros do poder, da política, das leis, da  sociedade, do ser humano, da filosofia, enfim, não aprendeu nada presidente? Tudo isto pode explicar o número de "bolas foras", mancadas frequentes, que o nosso presidente vem cometido diariamente;

• Brincadeira de mal gosto - Ao encontrar um turista japonês, Bolsonaro fez aquele gesto com os dedos de "pequenininho". Evidentemente que ele estava se referindo ao órgão genital. A comunidade japonesa reagiu imediatamente criticando a atitude de Bolsonaro, como presidente de um país, que acabou ouvindo o que não queria ouvir.  "O Japão é um país com uma área mais ou menos como Goiás, e tem 125 milhões de habitantes. Tem um PIB  três vezes maior que o do Brasil e é a terceira economia do mundo. Tudo isso aconteceu depois da guerra mundial de 1945 que destruiu aquele país. E o Brasil? Poderia dormir sem esta presidente!

• Câmara Federal aprova a toque de caixa, anistia para os produtores rurais que desmataram a vegetação nativa  em  suas fazendas acima do exigido pelo Código Florestal, em vigor dede  2012. Mas graças a Deus, os senadores corrigiram o erro e o decreto da Câmara Federal foi aprovado; 

• O Ministro da Educação. Abraham Weintraub, vai ser processado por Procuradores do Rio Grande do Sul, por falar tanta baboseira contra os estudantes, professores, diretores, pais, que participaram da passeata de 30 de maio último. Ele insiste em dizer que os alunos foram pressionados por professores para participarem da passeata, inclusive deixou um telefone para aqueles alunos que se sentiram prejudicados.  Em função disso, um grupo de Procuradores do Rio Grande do Sul entrará na Justiça contra o ministro por fazer afirmações inverídicas";

• Presidente Bolsonaro x Ministro Marco Aurélio - Num encontro de evangélicos em Goiás, com a presença do presidente Bolsonaro, ele disse: "precisamos colocar um ministro evangélico no Supremo Tribunal Federal." Ao ouvir tal declaração, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) não se conteve e disse: "Para ser ministro do STF, precisa saber defender "a ordem jurídica e a Constituição", não importando a religião, até porque, de acordo com a Constituição, o Brasil é um país laico".

• Últimas do Cotidiano - Neymar é  cortado da seleção por ruptura de ligamento em pé direito. Brasil venceu o Qatar por 2 x 0. O Qatar perdeu uma penalidade; Bolsonaro disse que por ele a Carteira  Nacional de Habilitação somente seria suspensa se o condutor perdesse 60 pontos. Sem noção presidente! Sabia presidente que a maior causa de morte no Brasil entre 20 a 45 é acidente de trânsito?; Deputado Federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse que o presidente está sem projeto para o país ao ir a Câmara  apresentar reforma da Carteira de Habilitação; Em Jaú (SP), aluno ameaça professor com faca (está difícil ser professor no Brasil); Chilenos saem as ruas protestando contra a Previdência, a mesma que vai ser instalada no Brasil: Falcatruas são encontradas em grupo administrado por Paulo Guedes (Ministro da Economia), que detesta pobre; Vice-Mourão critica o presidente da Argentina, há poucas horas da visita de Bolsonaro naquele país; Repórter da Globo é afastado por envolvimento no caso Neymar.

Lula preso tem uma paixão? Impossível!

Depois que veio a tona que a socióloga Rosângela Silva, funcionária de carreira da Itaipu Binacional, com sede em Foz do Iguaçu e com escritório em Curitiba, onde Rosângela trabalha e mora, é a mais nova paixão de Lula, preso político na Polícia Federal, também em Curitiba, por determinação de Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional indicado pelo presidente Bolsonaro, Rosângela foi transferida de Curitiba para a sede da empresa, em Foz do Iguaçu, há 630 km da capital.  Funcionária da empresa há 16 anos, terá que se mudar, se quiser continuar na empresa. Razões administrativas foram apenas pretextos para a transferência da socióloga. Para Rosângela, a causa da transferência foi se apaixonar por Lula.

Bolsonaro quer acabar com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Brasileira dos Estudantes Secundários (UBES)

Depois das passeatas  dos dias  15 e 30 maio compostas por lideranças estudantis e estudantes, professores, diretores, funcionários, em defesa das instituições educacionais de âmbito federal, em virtude do corte de cerca de 30%  da verbas para estas entidades, dando enorme  prejuízo à educação e pesquisas, o governo federal, através do presidente Jair Bolsonaro  e  do  ministro da Educação, Abraham Weintraub, reconhecendo a força do estudante brasileiro em se organizar, provocar passeatas, defender e mobilizar, achando inclusive que os movimentos estudantis estão a serviço dos petistas, resolveram a tomar atitudes drásticas contra os estudantes. A primeira delas, fará com que a emissão de carteirinha estudantil gratuita  seja feita pelo MEC, tirando as forças das entidades, bem como as verbas que elas recebem para emitir tais carteirinhas.  A presidente da UNE, Marianna Dias, eleita com 79% dos estudantes universitários do país, mandou um recado ao presidente. Caso isto aconteça, "as ruas do Brasil serão nossos caminhos para as reivindicações". Outra ideia de Bolsonaro e Weintraub, é colocar policiamento nas universidades federais e institutos, fiscalizando as ações de professores e alunos que tenham tendências ideológicas esquerdistas. Ou seja, somente será permitido, "puxar o saco da direita e do neoliberal".

 

ENTRELINHAS

*** Luciano Hang, dono das Lojas Havan, deve milhões ao governo federal, inclusive por sonegação fiscal, com várias condenações e um  dos defensores de Bolsonaro e da Reforma da Previdência como está sendo apresentada, acaba de comprar um jato particular (da Bombardier Canadense),  dos mais modernos do mundo, por R$ 250 milhões de reais. Mas continua devendo o governo federal *** Outra vez, voltando atrás (rotina nas palavras de Bolsonaro). Desta vez ele está afirmando que "não tem nenhum compromisso com Sérgio Moro para indicá-lo ministro do STF. Apenas gostaria de ter um ministro com perfil de Moro. Só isto". Bolsonaro cansou de dizer que "que faria de Moro um ministro do STF."***Ao  ser questionado sobre a queda do PIB  (Produto Interno Bruto), Bolsonaro respondeu: "eu já falei que eu não entendia de economia?" Pergunte ao especialista ministro da Economia Paulo Guedes.***"As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade" (Victor Hugo - poeta, dramaturgo, estadista, ativista francês. Escreveu:"Os Trabalhadores do Mar", "O Corcunda de Notre-Dame","O Homem que Ri", "Os Miseráveis", peças teatrais, poesias -1802-1885).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.