A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 25/08/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Concha Acústica, espaço da manifestação artística popular. Do auge ao esquecimento até a demolição

Criada e construída pelo ex-prefeito Silvio Chaves (gestão 1993/1996), foi uma excelente ideia para uma democratização da cultura popular em nossa cidade. O palco a céu aberto e em forma de meia lua, uma arquitetura similar as grandes Conchas Acústicas do país e do mundo, foi local de centenas de apresentações de grupos de danças, manifestações religiosas, teatros, oficinas de pinturas e artesanatos, encontros políticos, cantores locais e regionais, artistas famosos e até a recepção do Papai Noel em diversos festejos natalinos.  Enfim, era um espaço democrático para crianças e adultos e a nossa juventude que usou o espaço para diferentes apresentações. A Concha Acústica era um ícone de Nova Esperança e um marco cultural e artístico. Diversas vezes milhares de pessoas se acotovelaram junto a Concha e adjacências para assistirem inúmeros shows. As apresentações do Coral Municipal de Nova Esperança foi um exemplo.  Era o Portal de Referência de Nova Esperança como em diversas outras cidades do Paraná (Londrina e Curitiba são exemplos), do Brasil e do Mundo. Brasília tem uma Concha Acústica com inúmeros shows e apresentações, servindo de modelo para o mundo. Que coisa linda a Concha Acústica do Taquaral em Campinas. Era uma sensação por demais agradável assistir um show em nossa Concha Acústica, ponto de encontro de manifestação cultural de nossa gente. O espetáculo nasceu para ser apresentado em praças públicas.  E lá na Concha era incrível a proximidade com o público.

De repente, o nosso badalado espaço cultural foi perdendo terreno, deteriorando, rachaduras, sujeiras, ponto de encontro de marginais, odores fétidos dos banheiros, abandonado e tudo de ruim acontecia. Esta coluna por diversas vezes levantou a questão de uma revitalização do local como pinturas, iluminação moderna, colocação de bancos, desenhos de grafiteiros, enfim recuperar aquele espaço e voltar a ter os espetáculos de outrora. É muito comum quando não se tem planos para ocupar um espaço, começa a surgir aquele discurso de que é perigoso, não serve para nada, se fizer algum evento ninguém vai, é um lixo, etc.

Ao deslocar para o trabalho, encontrei alguns colegiais que me perguntaram “o por que estavam demolindo a Concha Acústica”?  Não tive resposta porque realmente não sei quais as intenções para aquele local.  Uns falam que terá uma praça temática; outros falam que apenas será um prolongamento da 14 de dezembro; outros falam em um redondo. A verdade é que a demolição da Concha dividiu as opiniões dos nova- esperancenses.

A sensação que nos dá é que mesmo que se construa o que quiser no local, a Concha Acústica foi demolida, mas ficará para sempre em nossa memória. Merecia uma consulta popular antes da demolição.  Não esqueça de que toda vez que você passar por ali, lembre-se que foi destruído um espaço cultural pulsante, vivo e democrático de nosso povo. “Abandonada, a nossa Concha Acústica é uma página virada, como uma cadeira vazia, deixou de existir porque viramos as costas para as manifestações artísticas, culturais e sociais de nossa gente.” ( dr. Juarez de Oliveira).-

Em sua entrevista no Jornal Nacional, o presidente mentiu durante o tempo de 40 minutos

 Durante a entrevista do presidente Bolsonaro no Jornal Nacional, não vi a hora que acabasse os quarenta minutos por causa de tantas inverdades, mentiras, não dando nenhuma esperança ao povo brasileiro durante suas palavras e também em suas colocações finais.  Achei também que William Bonner e Renata Vasconcelos deveriam ter contestado mais as respostas mentirosas do presidente.  Aí vem aquela história de que a Globo vai ter que renovar o contrato com o governo e, talvez em função disso, os dois apresentadores evitaram maiores choques com o presidente. Aliviaram e muito. Quem assistiu e prestou atenção viu a fragilidade do governo, respostas confusas e mentirosas, cola na mão, elogiando os ministros como Ricardo Salas, Milton Ribeiro, evitando de discutir o desmatamento na Amazônia, disse que só vai aceitar os resultados das eleições se forem limpas, negou que tivesse falado  de quem tomasse vacina virava jacaré, não era  coveiro para  cumprimentar familiares de mortos pela Covid-19, que faltou oxigênio em Manaus somente dois dias, que não tinha nada a ver com história dos pastores no Ministério da Educação, que não atacou o STF  e por ai afora. Como diz o ex senador Cristovam Buarque; “Lula é disparado o melhor candidato para presidente.”

Coisas do Cotidiano

·        Alto Araguaia, cidade a 415km de Cuiabá, MT, com uma população de 25 mil habitantes, é o primeiro município do Mato Grosso a implantar o novo piso salarial da enfermagem, cujo o valor já será pago no próximo salário. O prefeito daquele município reuniu enfermeiras, técnicos, auxiliares e parteiras e sancionou a lei municipal do novo piso salarial que será pago já no próximo salário. Diversos municípios do Estado de São Paulo e Acre já estão adaptando a nova lei.

·        Ridículo receber o coração de D. Pedro como uma autoridade. O que simboliza e quanto vai custar isso a nação. Na realidade Bolsonaro quer se apresentar como um líder forjado. Para a diplomacia brasileira é um vexame para o mundo. Realmente, é uma cultura muito pobre do presidente.

·        Tchutchuca do Centrão. Depois de uma discussão com o youtuber Wilker Leão, o presidente foi chamado de vagabundo, covarde, por ter tentado tirar o celular das mãos do influenciador, que ainda o chamou de “tchutchuca do centrão.” A expressão tchutchuca surgiu com o funk  da  Banda do Tigrão. Representava uma garota, uma mulher bonita, meiga, uma belezura, etc.  Uma paródia da banda viralizou  no twitter e redes sociais : “Vem, vem tchutchuca aqui pro o seu centrão, Eu vou te dar uma prensa e querer um dinheirão, Vem, vem tchutchuca  aqui pro o seu centrão, Eu quero um secreto que passe  de R$ 1 bilhão. É o retrato da decadência de um governo.

·        Na formatura de Publicitária em Curitiba, sexta 19, com o auditório lotado, a oradora da turma, Karine Nicolosi, aproveitou o púlpito e fez um protesto com as palavras de ordem: “Em defesa da democracia e da educação: “Fora Bolsonaro”. Ao ser chamada para receber o seu diploma, estendeu uma faixa e mostrou no telão. “Fora Bolsonaro”. Foi aplaudida pelos colegas e pelos presentes com palmas e gritos de apoio.

Frases

1.     Pesquisa diz que: de cada 10 brasileiros, oito estão endividados. Desemprego, alto custo de alimentos, combustíveis, gás de cozinha, aluguel, energia elétrica, água, salário baixo, que pioraram com o governo Bolsonaro, são as causas responsáveis, segundo os especialistas. O resultado da pesquisa é maior entre as mulheres.

2.     Bolsonaro e o voto dos evangélicos. As pesquisas de intenções de votos para presidente não têm sido favoráveis a Bolsonaro. Com isso, os pastores evangélicos bolsonaristas, vão distribuir panfletos nos horários dos cultos e fazerem campanhas para Bolsonaro, que usa a religião e a mentira para enganar o povo.  Isso é um absurdo transformar as igrejas evangélicas em comitês para a reeleição de um genocida. E Cristo fica em segundo plano nesta história?

3.     Para a ex ministra Marina Silva e candidata a deputado federal, reeleger Bolsonaro, é decretar o extermínio total da Amazônia com o crescimento galopante do desmatamento da região.

4.     Morreu no último dia 20 de agosto, a atriz humorista Claudia Gimenez.

5.     A Associação das Vítimas da Covid-19 repudia a fala de Bolsonaro no Jornal Nacional “chamando-o de mentiroso e que houve demora na compra das vacinas, aumentando o número de mortes.” É um governo genocida tendo a maior cara de pau de negar o que fez e o que falou.

6.     1945, Segunda Guerra Mundial. Em agosto daquele ano, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas no império do Japão, matando milhares de pessoas.  Depois de 77 anos, até hoje, filhos e netos de japoneses têm alterações genéticas por causa das bombas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Triste história da humanidade.

7.     Magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo vão aumentar os seus salários para até 1/3 de seus subsídios. Alegam que há excesso de trabalhos. Seria melhor pagar os vencimentos dos magistrados por trabalhos realizados e não polpudos salários mensais.

8.     Lula quer liderar luta contra mudanças climáticas no mundo, destaca a imprensa alemã.

Entrelinhas

***Aos aniversariantes Josefa Gibin (25 de agosto), Billbatson  Bueno (28 de agosto), Marcel Dacome (29 de agosto) desejamos muita saúde e felicidades.***Saida de Trindade ( Gabriel Sater) da novela “Pantanal” gera revolta na Web.***Acredite: a cantora Paula Toller completou 60 anos no último  dia 23 de agosto.***A atriz Giovana Antonelli voltará a viver a delegada Helô na nova novela das 9, “Travessia.” E disse que é  sua despedida das novelas.***Pesquisa do Britsh Journal of Sports Medicine mostrou que  atividade física regular  diminui em  43% a morte por Covid-19.***Maior sucesso de bilheterias na história do cinema, o filme “Avatar” terá uma continuação que estreia  agora em setembro.***O escritor brasileiro Paulo Coelho, está há 650 semanas na lista dos livros mais vendidos  do USA Today com a obra “ O Alquimista”.*** ”A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo.” ( Jorge Amado, baiano de Itabuna, jornalista, um dos maiores  representantes da literatura brasileira modernista-1912-2001).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.