A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 01/02/2019
  • Compartilhar:
Opinião do Blog
Projeto de regras mais rígidas em barragens não foi aprovado pela Assembleia de Minas Gerais

Em 2015, houve o rompimento de uma barragem em Mariana (MG), com 19 mortos, espalhando rejeitos de mineração para mais de 650 km pelo rio Doce, semelhante ao que aconteceu sexta feira, 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), com mais de 100 mortos e ainda cerca  de  duzentas e cinqüenta   pessoas desaparecidas. Sempre que acontece uma tragédia desse tipo, há uma comoção enorme de toda a população brasileira, com inúmeras autoridades falando isto, aquilo, fulano é  culpado, precisamos disso, daquilo, rádios, jornais e TV instalam seus estúdios no local,  Justiça não está com nada, etc., etc., etc. Um  Projeto do deputado estadual  João Vitor Xavier (PSDB) intitulado Projeto Mar de Lama Nunca Mais e outro com mais de 50 mil assinaturas, elaborado pelo Ministério Público, ONGs, ambientalistas, representantes de familiares das vítimas da Barragem do Fundão, em Mariana (MG) e outras entidades, elaboraram um Projeto de Lei  para endurecer o licenciamento de barragens de mineração em Minas Gerais, um Estado que já  tem mais 700 barragens de mineração (a maioria sem fiscalização para funcionar), pois é um Estado riquíssimo em minérios.  Como se sabe, vários deputados estaduais, federais e senadores dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, são bancados pela maior empresa de mineração: A Vale. Diante disso, os interesses  dos  empresários de mineração sobrepõem a qualquer outro interessante. Os deputados  da comissão  da Assembleia  Legislativa de Minas, responsáveis pelo assunto, acharam o Projeto muito rígido e optaram pelo engavetamento. Com certeza, em função do que aconteceu em Brumadinho, o assunto, por enquanto,  voltará a ser discutido pelos mais diferentes seguimentos da sociedade, vamos punir a Vale,etc.  É questão de tempo, o assunto será esquecido, as ideias ficam no papel, cria-se um  Projeto menos  rígido e a vida continua. A Justiça bloqueou R$ 12 bilhões da vale, dona da barragem rompida, o que esta coluna considera pura bobagem porque a empresa vai precisar do dinheiro para recuperação das obras, pagar as situações emergenciais, etc. Tudo isso acontece por causa de uma coisa chamada impunidade, falta de responsabilidade, Justiça lenta e até muitas vezes conivente, falta de uma fiscalização rígida.

Incêndio na Boate Kiss: seis anos sem definição!

Seis anos após o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, RS, o saldo de vítimas continua aumentando. O incêndio de Santa Maria repete o que aconteceu na Argentina em 2004, na Boate República Cromanón, onde morreram 194 pessoas, com  mais de 1.432 feridos. Em Santa Maria, antes eram 242 pessoas mortas e 636 sobreviventes em conseqüência do incêndio ocorrido em 27 de janeiro der 2013.  Pirotecnia em recinto fechado (liberação de cianeto por queima de espumas), teto inflamável, superlotação, saídas limitadas, suborno nas vistorias foram as causas do incêndio e mortes na Boate Kiss.  Ao menos seis pais morreram em decorrência de doenças que poderiam ser correlacionadas a perda de filhos no incêndio. Familiares vivem rotina de depressão, tentativa de suicídio, perda da vontade de viver e até câncer.  Em serviço de psiquiatria e psicologia da cidade, cerca de 80 pessoas ainda vivem em tratamento contínuo em conseqüência daquele incêndio. O mais desesperador é que foram considerados culpados, o dono da boate, o coronel dos bombeiros que fez a vistoria e deu ok para funcionar e a prefeitura que deu o alvará de funcionamento, e até agora, seis anos depois, a Justiça ainda não determinou, não concluiu ou se acovardou sobre o  inquérito e que ainda não tem data para o veredicto final.

Por que a pressão arterial cai no calor?

Há alguns dias que a temperatura em todo o Brasil tem se  mantida alta em função do grande calor que tem feito por aí afora. Com o aumento  do calor, dois fatores entre as importantes mudanças que em nosso organismo podem acontecer: 1) É a  dilatação dos vasos sangüíneos; 2) A diminuição do volume líquido de nosso corpo. A pressão arterial nada mais é que  a pressão exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos (artérias e veias) sanguíneos afim de manter constante o seu fluxo na circulação. Em períodos muito quentes, os vasos sangüíneos costumam se dilatar para ajudar a equilibrar a temperatura corporal. Assim, a resistência que esses vaso exerciam contra o sangue diminui, havendo queda da pressão arterial. Fora isso, as pessoas perdem mais líquido pela transpiração e pela urina.  Senão houver reposição de líquido o volume de sangue no organismo diminui, pois 90% do plasma do sangue é formado por água. Como tem menos sangue circulando, as forças exercidas contra os vasos caem e consequentemente diminui a pressão.

Coisas do Cotidiano

• Feliz Aniversário - Hoje, 1º de fevereiro, os parabéns à você vão para a professora de Inglês, Ana Paula Marchi, ex professora de Inglês da Wizard de Nova Esperança e, atualmente, exercendo a mesma profissão na Wizard de São Gabriel do Oeste (MS), fazendo um belíssimo trabalho com professores e alunos naquela escola. Parabéns Ana! E amanhã, 2 de fevereiro, é o aniversário da Enfermeira Larussa Leoni Bordin, competente e renomada profissional de nossa Saúde Pública. Parabéns Larussa!

• Quem disse que Lula é gente? O historiador Carlos  D`Incão disse "que a decisão da juíza Carolina Lebbos de proibir Lula de velar o seu irmão Vavá, muitos podem chocar com tal decisão vista como desumana. Mas a pergunta é a seguinte: Quem é que disse que Lula é gente para a elite brasileira? Lula, para essa casta social, que tomou de assalto o governo brasileiro, é a pior espécie que existe neste planeta. Lula é pobre e quis ser gente! Por isso, ele deve ser punido com  a morte lenta e gradual nas masmorras de Curitiba;"

• A cantora Zélia Duncan criticou duramente a declaração da desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Marília Castro Neves, que sugeriu a execução do deputado Jean Willys  (PSOL-RJ). "Se  o Brasil fosse um país sério, se não fosse estado de exceção, ela perderia o cargo. Irresponsável, sem decoro profissional", disse Zélia Duncan. O jornalista José Trajano disse que "a desembargadora é uma doidivanas (pessoa desequilibrada, insensata, imprudente, excêntrica, desajuizada, leviana, adoidada), uma espalha fake news, uma idiota completa. E o Conselho Nacional de Justiça assiste a tudo, caladinho."

• Juíza Carolina Lebbos, que limitou  visitas ao preso político Lula  por religiosos, políticos, etc.,  amarelou e não teve coragem, nem competência de decidir sozinha e pediu um parecer à Lava Jato sobre a liberação de Lula para ir ao velório do irmão Vavá, que faleceu de câncer.  A Lei de Execução Penal, artigo 120, diz: "Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e aos presos provisórios permissão para sair do estabelecimento,  mediante escolta, em caso de falecimento ou doença grave do cônjuge. companheira, ascendente, descendente, irmão." Baseado nesta Lei, os advogados de Lula solicitaram a ida de Lua ao velório do irmão. Com as negativas mais medíocres da Polícia Federal, Juíza Carolina Lebbos, Desembargador Leandro Paulsen, do TRF 4ª Região, Sérgio Moro,  Lula não foi ao velório a que tinha direito perante a Lei.

• "Lula está soterrado sob a lama do Judiciário acanalhado". disse o jornalista Fernando Brito. "A Justiça brasileira é cínica e covarde", disse o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. Advogados e professores universitários emitiram uma nota que "repudiam veementemente a decisão do Estado Brasileiro que impediu o ex presidente de acompanhar o velório de seu irmão Vavá". "12 minutos após o sepultamento de Vavá, Lula foi autorizado por Dias Toffoli (post mortem) ir ver os familiares, as escondidas,  num batalhão da polícia". Floriano Peixoto de Azevedo, diretor da Universidade de São Paulo (USP) disse: "Houve um viés discriminatório do Judiciário pelas negativas em permitir a ida de Lula ao velório." "Eu nunca neguei esse tipo de pedido durante os meus 20 anos de magistratura, disse o desembargador Luiz Carlos Valois, do Amazonas."  Jornalista Reinaldo Azevedo disse: "O impedimento de Lula ir ao velório envergonha o Estado de Direito." O jornalista Ricardo Miranda disse: "Com suas omissões, Dias Toffoli e Sérgio Moro foram embalsamados na memória do povo. Não vão apodrecer, mas desde já são duas múmias da República". O Procurador  Deltan Dallagnol, disse "que  conceder direito a Lula poderia afetar as buscas em Brumadinho".  Dilma disse" Eles tem medo de Lula". Para o jornalista Kennedy Alencar  "é inegável a grandeza política de Lula. Será que Lula é tão perigoso assim para os novos detentores do poder"?

• Em qualquer lugar do mundo, executivos como o da Vale seriam sumariamente presos e a companhia já teria pago multas bilionárias, o que ainda não ocorreu, desde 2015. Aqui, os executivos vão a TV e pedem desculpas a população ou ainda falam como se fossem vítimas do acidente. Oh meu Deus, quanta incapacidade  dos Três Poderes do país (Executivo, Legislativo e Judiciário) para punir a Vale para evitar que suas operações continuem matando seres humanos?

• Ministra Damares Alves vira símbolo do ridículo e de piada.  Os dois maiores jornais da Holanda, Telegraf e o RTL Nieuws procuraram a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos para que ela explicasse o discurso feito em uma pregação  em igreja evangélica em que ela afirma "que na Holanda os pais são orientados a masturbar bebês meninos a partir dos 7 meses e a manipular  a vagina das meninas", aumentando a já desgastada imagem de Bolsonaro no exterior.

• Operação Passa o Pano: depois de  saborear a última cereja do bolo que era prender Lula, tirando-o da sua provável eleição e tornando cabo eleitoral de Bolsonaro, Sérgio Moro abandonou a Lava Jato e passou a fazer parte da "Operação Passa o Pano". Em  Davos, Moro disse que a investigação do caso Flávio Bolsonaro é apenas preliminar e o governo não vai intervir. Moro agora é político. A expressão Passa o Pano está sendo usada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Escorpião - Acidentes; como evitá-los?

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta de  sua cauda que contém o veneno, pode causar acidentes graves em crianças e idosos. O escorpião não gosta de claridade, procurando lugares  escuro e úmido para se protegerem. Vivem em terrenos baldios, com mato e lixo, em baixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem nas cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Nas residências são encontrados em frestas, rodapés soltos, forros de madeira, lugares escuros e úmidos. Eles se alimentam de aranha, barata, grilo, cupins, etc. Para caçar, ele usa do veneno da cauda. Sintomas: na maioria das vezes, a picada de escorpião provoca vermelhidão, edema, dor  e prurido. Mas pode se agravar com enjoos, vômitos, cefaleia, espasmos musculares, queda de pressão ou aumento de pressão, dor intensa, sudorese, taquicardia ou bradicardia, arritmias,  palidez. Conduta imediata: lavar o local com água e sabão, beber bastante água e ligar para o SAMU ou dirigir-se a um Pronto Socorro. Se possível, leve o escorpião num frasco. Existe soro antiescorpiônico para os casos mais graves.. Como prevenir acidentes com escorpiões: ao calçar sapatos, vestir roupas, sempre façam uma inspeção nos lençóis, em baixo das camas, afaste as camas das paredes, cuidado ao mexer com coqueiros e xaxim, frestas. Sapos e galinhas adoram comer escorpiões.

 

ENTRELINHAS

***O vice presidente da República, Hamilton Mourão, disse "que a ida de Lula ao velório era uma questão humanitária", não foi bem aceito pelo oficialato das Forças Armadas, causando perplexidade.***"Que moral tem esse governo que prende seu maior adversário, frauda uma eleição com fake news de Whatsapp bancado por caixa 2? Que moral tem esse governo para falar da Venezuela? Bolsonaro não cuida nem do  filho quer cuidar do pais alheio", disse Lula*** "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto" (Palavras de Rui Barbosa que cabem perfeitamente aos poderes constituídos desta nação).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.