A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pé na areia: beach tennis é o esporte da vez e conquista cada vez mais nova-esperancenses


Por: Especial para JN
Data: 27/06/2023
  • Compartilhar:

Modalidade que mistura um pouco de tênis, vôlei de praia e o tradicional frescobol faz bem à saúde e melhora os relacionamentos interpessoais.  

Fotos: Simony Thomazini

 

Simony Ornellas Thomazini*

O Beach Tênnis é um esporte que une areia com o Tênis e é jogado de modo único, no qual o objetivo é pontuar o lado dos adversários. É uma prática nova que está há alguns anos no Brasil e já conquistou muitos estados por aqui, incluindo, o Paraná e, especificamente a cidade de Nova Esperança onde já possui 3 locais (comerciais) para a prática o esporte além das quadras particulares em condomínios, chácaras ou residências.

Um pouco da história

A história do Beach teve início em 1987, nas areias de Ravena, uma província na costa nordeste da Itália, uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton.  Regido a nível internacional pela Federação Internacional de Tênis o esporte já alcançou todos os continentes e vem sendo praticado em países como, Itália, Brasil, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçau.

No Brasil, o esporte chegou em 2008 primeiramente no estado do Rio de Janeiro e rapidamente cresceu para outras cidades litorâneas. O esporte popularizou-se também em cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Brasil se tornou nos últimos anos a segunda maior força do mundo neste esporte, ficando atrás apenas da Itália, onde a modalidade foi criada.

Os principais benefícios do Beach Tennis

De acordo com a ITF, existe mais de 500 mil praticantes de Beach Tennis, de diferentes sexos e idade. O sucesso é explicado pela facilidade de aprender o esporte, além da diversão proporcionada mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

Possui um alto gasto de energia e calorias, pode ser praticado em locais diversos, pois, embora seja praticado na areia, assim como seu próprio nome diz, pode também ser encontrado em clubes, academias e parques que tenham a modalidade. O Beach Tennis também trabalha o corpo inteiro, pois proporciona exercícios simultâneos, que trabalham todo o corpo de modo que nenhum músculo ou ponto específico do organismo fique de fora. Melhora o desenvolvimento físico e motor e reforça a motivação em continuar a praticar o esporte, pois traz uma revigoração corporal e engaja as pessoas em temas saudáveis como, saúde e alimentação. Produz um aumento na agilidade e movimentações, além da tomada rápida de decisões, uma vez que é necessário ter todo o seu sistema interligado e funcionando em conjunto: mente e corpo.

O local é sempre descontraído fazendo com que a socialização traga conexões proporcionando laços de amizade dentro e fora das quadras, portanto, o esporte é renovador e acolhedor em todos os sentidos.

O que diz o público novaesperancense sobre o esporte

Foram entrevistados 4 homens que praticam o esporte há algum tempo. Na ocasião, eles estavam disputando o Torneio de Cumbuca masculino.

 

Victor Santini, 36 anos, professor de educação física, treinador de crossfit.

O primeiro entrevistado foi Victor Santini, 36 anos, professor de educação física, treinador de crossfit, casado. Segundo ele, pratica o esporte todo sábado desde novembro de 2022. Sua escolha pelo beach tennis foi pela interação, relacionamento, além de possuir a característica de cooperação, ressaltando ainda, a interação entre amigos.

 

Gabriel Bellini, 35 anos, engenheiro agrônomo

 O segundo entrevistado foi Gabriel Bellini, 35 anos, engenheiro agrônomo, casado. Gabriel pratica o esporte desde fevereiro deste ano, aos sábados, e de acordo com ele, o beach tennis traz movimentação, interação social, além de proporcionar momentos de lazer, destacou também à acessibilidade do esporte por estar próxima a sua casa.

 

Bruno Fernandes, 40 anos, vendedor

O terceiro entrevistado foi Bruno Fernandes, 40 anos, vendedor, solteiro e pratica o esporte às terças-feiras e sábado desde outubro de 2022 e, segundo ele, trocou o futebol pelo beach tennis porque acredita trazer melhor condicionamento físico, além do alto gasto calórico, o que traz benefícios para o seu corpo. Disse também que o esporte é mais competitivo e “melhor para jogar”.

 

Matheus Felipe Miranda, 25 anos, engenheiro mecânico

O quarto e último entrevistado foi Matheus Felipe Miranda, 25 anos, solteiro engenheiro mecânico. Matheus joga desde setembro de 2022. Foi jogador de baseball dos 4 aos 13 anos, disputando torneios em Paranavaí, Maringá e Terra Rica. Deixou o baseball após o início da faculdade de Engenharia Mecânica. A escolha pelo Beach Tennis foi devido à influência dos amigos, pratica o esporte em média 3 vezes por semana e considera-o ótimo a nível pessoal, também destacou a acessibilidade da localização.

A dupla ganhadora do torneio de cumbuca foram: Marcus Benatti e Cristiano Pajonotti.

O Beach Tennis popularizou-se na cidade e tem ganhado cada vez mais a escolha dos novaesperancences que procuram no esporte um alívio para a jornada de trabalho semanal. O perfil de público são pessoas que buscam, além do lazer, interação social, melhora nos relacionamentos interpessoais e os benefícios trazidos a saúde mental e física uma vez que ajuda na perda de peso e diminui o estresse.

Para quem deseja se desafiar, o beach tennis é um esporte com diversas opções de campeonatos, para diferentes níveis de experiência. E, mesmo sendo um iniciante, já vale se jogar e entrar na disputa!


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.