A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A importância da consulta veterinária e dos exames clínicos para saúde do seu melhor amigo de 4 patas


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 19/03/2021
  • Compartilhar:

Por Dr. Fernando Petris *

Quando falamos em saúde, você já sabe: o ideal é prevenir. E quem ama os animais assim como nós amamos, sabe que pet saudável é sinônimo de alegria para toda a família. Mas para que isso aconteça é preciso tomar alguns cuidados fundamentais como a vacinação correta, alimentação adequada e a consulta veterinária periódica.

Médico Veterinário há mais de 30 anos e proprietário da Clínica ProntoVet, o Dr. Fernando Petris destaca que “a vacinação é o protocolo mais importante para garantir a saúde do animal e prevenir o pet e a família de surpresas desagradáveis”, o veterinário ainda complementa: “zoonoses, por exemplo, são doenças típicas de animais e que podem ser transmitidas para os seres humanos, mas é possível evitar por meio da vermifugação correta”.

Olhinhos brilhantes, pelo sedoso e aquele rabinho que não para de balançar. Se algo está fora da rotina é melhor ligar o alerta e procurar os cuidados do especialista “o diagnóstico precoce facilita o tratamento e amplia a chances de cura do animal. Nós atendemos diversos animais que receberam medicamentação irregular em casa, muitos em estado já agravado pela demora em buscar ajuda profissional ou pela ingestão incorreta de remédios, e nestes casos o tratamento se torna mais delicado” destaca Dr. Fernando.

A prevenção correta com vacinas de qualidade, seguindo o cronograma vacinal e com carteira de vacinação em dia assinada por um profissional responsável já evita agravantes. O médico veterinário não é o único responsável por verificar a saúde do cão, já que a sensibilidade do dono é fundamental para notar os primeiros sintomas de que algo não vai bem com o animalzinho. Ao perceber qualquer mudança de comportamento no animal, o ideal é levá-lo ao veterinário para que diante de exames, o diagnóstico e tratamento sejam precisos: “podemos identificar ou descartar diversas patologias apenas pelos exames realizados na hora da consulta como hemograma, raio-x e ultrassom e assim iniciar o tratamento com medicamentos ou cirúrgico dependendo do caso”, reforça o Dr. Fernando.

O médico veterinário, Fernando Petris ainda destaca que é importante que o pet passe por uma consulta pelo menos uma vez por ano para acompanhamento da saúde animal e reforço anual das vacinas. 

Para ficar de olho, o Dr. Fernando Petris listou alguns indícios que devemos sempre observar:

• Apatia: o animal não tem vontade de brincar nem de passear.

• Excesso de latidos e uivos: pode ser um indicativo de dor.

• Mudanças de hábitos alimentares ou de hidratação: se alimentar muito, parar de se alimentar ou ingerir água.

• Odor: o animal apresenta odor mais forte do que o habitual na boca, fezes ou urina.

• Vômito e diarreia recorrente: quando as fezes do animal apresentam aspecto líquido ou mole, atente-se também à presença de sangue e a mudanças de odor e cor, inclusive na urina. Vômitos recorrentes também são sinais de alerta.

• Lesões de pele: manchas, machucados e coceira excessiva podem ser indícios de alergia ou doenças de pele.

• Tosse e dificuldade para respirar: animais também podem contrair gripes e pneumonia, fique de olho no focinho escorrendo, chiados e dificuldade ao respirar são sinais de problemas respiratórios. Em alguns casos, a tosse também pode ser sinal de problemas cardiológicos.

• Dificuldade para levantar, caminhar e deitar:  este comportamento pode indicar que algum desconforto está incomodando o seu pet e o diagnóstico depende de uma consulta veterinária detalhada com exames.

• Agressividade ou ansiedade sem motivo aparente: animais dóceis podem mudar de comportamento quando sentem dor ou algum incômodo. Por isso, pode ser indicativo de algum problema de saúde ou dor.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.