A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O tempo passa mais rápido


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 25/06/2026
  • Compartilhar:

Em alguns anos temos a sensação de que o tempo passa mais rápido. Caros leitores. Vocês também têm essa sensação?

Um dia é janeiro, depois fevereiro quando faço aniversário. Já chega em março, abril e o tempo começa acelerar. Já estamos no final de junho e metade do ano já passou. Mal iniciou a copa do mundo e daqui a pouco ela chega ao fim. No meio de tudo isso, temos o desenrolar de uma eleição complicada. E quando menos esperar já terminou tudo. E como passou tão rápido o ano, já enxergamos os enfeites de Natal, a preocupação de como será o próximo ano.

Ufa. Só de descrever os fatos até cansei. Mas, sabemos que o tempo não muda. É apenas a sensação de que anda mais rápido. São os afazeres que temos, os compromissos que assumimos que faz a gente sentir a sensação de que tudo está acelerado. E nesse momento a gente tem que procurar desacelerar em alguns momentos. Sei que não é fácil, pois o mundo ao nosso redor continua girando, girando, produzindo, correndo.

É nesse momento que devemos frear nossa correria. Nem se que seja um pouquinho por dia. Alguns minutos e se possível uma hora. Procure acalmar o coração, faça uma meditação de como foi o dia ou melhor ainda limpe tudo que está em sua mente. Procure esquecer aquilo que passou ou aquilo que está por vir.

Fácil não é. Mas precisamos desse tempo para relaxar. Também será um desafio achar esse tempo. Mas quando viemos aqui para Terra viver esses anos, Deus não falou para nós: “Vá lá que tudo será maravilhoso, você não terá desafios”. Pois sabemos que viver nesse mundo é um desafio a cada minuto. Mas, Deus nos deu a oportunidade de vir aqui na Terra e vencer. Não vencer o mundo, mas vencer nossas paixões. A cada dia poder ser um pouquinho melhor. Não nos humanizar na forma que a terra quer, mas nos humanizar no sentido que Deus quer.

E isso requer de nós pensar e refletir no que podemos mudar. Para que possamos refletir, temos que achar um tempo para acalmar nossos pensamentos e limpar de nosso cérebro tudo que está impedindo de realizar.

Sei que não é e nunca será fácil fazer isso. Mas, posso afirmar que não é impossível. A primeira coisa é sair um pouco da frente das telas. Televisão, celular, computador. Dar um pouco mais de atenção aos filhos, irmãos, pais, ou seja, dar mais atenção aos entes queridos de casa. A mudança para acalmar nossos pensamentos também passa por ler bons livros. Assim mostrando para nosso filhos a importância também dessa leitura.

O mundo la fora de casa, continuará correndo, mas quando a gente freia a nossa vida um pouco, a sensação de correria também vai diminuir e poderemos ter uma vida melhor, aproveitando mais a presença de nossos entes queridos.

Convido vocês meus caros leitores a pelo menos tentar. Sentir que a próxima metade do ano possa passar um pouco mais lento e possamos aproveitar nossa vida aqui na Terra. Façamos de nossos lares um cantinho de paz.

Gosto sempre de fazer uma reflexão do nosso cotidiano e de encontro a isso, pergunto: Qual mundo queremos para nós e nossos entes queridos?

Assim convidando a dizerem em qual tempo estão vivendo: Na correria ou na possibilidade de descansar e meditar?

Deixem seus comentários nas minhas redes sociais ou nas redes do Jornal Noroeste de Nova Esperança.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.