A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Existe certo receio por parte de alguns cristãos em relação à comemoração do Natal. Algumas denominações chegam a proibir qualquer tipo de comemoração ou menção à festa natalina. Mas será que é certo comemorarmos o natal? O que essa comemoração significa para os cristãos?

Primeiramente precisamos saber que não há mandamento bíblico direto para celebrar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro. Não há nada na Bíblia que indique que Jesus nasceu em 25 de dezembro. Na verdade, há muitas narrativas do Novo Testamento que indicam que o seu nascimento não ocorreu durante essa época do ano.

Acontece que no dia 25 de dezembro, no Império Romano, havia um feriado pagão que estava ligado a religiões misteriosas; os pagãos celebravam a sua festa no dia 25 de dezembro. Os cristãos não queriam participar disso, e então disseram: “Enquanto todos os outros estão celebrando algo pagão, teremos a nossa própria celebração. Vamos celebrar o que é mais importante em nossas vidas, a encarnação de Deus, o nascimento de Jesus Cristo. Então, esse será um tempo de festividades alegres, de celebração e adoração ao nosso Deus e Rei”.

E foi assim que uma festa pagã se transformou na maior comemoração cristã. Já que não é possível precisar a data do nascimento de Jesus, não vejo nada de errado com a Igreja participando desse momento alegre de celebrar a encarnação, que é o ponto de divisão de toda a história humana.

Conforme já foi dito, a Bíblia não nos ordena a comemoração do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, mas ela nos dá motivos para nos alegrarmos com o nascimento de Jesus independente de qual seja a data.

O profeta Isaias que viveu por volta do ano 700 a.C. é conhecido na tradição cristã como o profeta messiânico, isso porque em suas profecias ele falou muito acerca da vinda do messias. O nome Isaías significa "salvação do Senhor", e salvação (livramento) é o tema central de seu livro.

No capitulo nove do seu livro, Isaias fala acerca do nascimento de um menino que ele diz ser o “Príncipe da Paz”. Um pouco antes no capitulo sete, esse menino já é anunciado, e segundo o profeta, seu nome deveria ser Emanuel, que quer dizer “Deus conosco”.

Tanto para pessoas como para objetos, animais e lugares, os nomes servem para identificação. Nos dias da antiguidade, porém, os nomes, além de serem identificadores, iam além disso. Eles tinham significados especiais. Os nomes antigos tinham relação com as circunstâncias do nascimento, do local, da aparência da criança, etc. Às vezes, o nome relacionava-se com o futuro da criança. Sendo assim, quando Isaias diz que esse menino deveria se chamar Emanuel, ele está se referindo ao fato de que quando esse menino nascer, o próprio Deus estará encarnado entre os homens e andará no meio deles.

 Agora no capitulo nove, Isaias nos revela mais acerca desse menino que também será Rei.  Isaias diz que seu nome é "Maravilhoso", então de modo algum seu reinado será tedioso! Como Conselheiro, o Senhor tem a sabedoria para governar com justiça e, como Deus Forte, tem o poder para executar seus planos sábios. O nome "Pai da Eternidade" não sugere que o Filho seja também o Pai, pois cada Pessoa da Trindade é distinta. Para os judeus, a palavra "pai" significa "originadora” ou "fonte". Por exemplo, Satanás é o "pai [origem] da mentira" (Jo 8:44). Qualquer coisa eterna que você desejar deve vir de Jesus Cristo, pois ele é o "Pai da Eternidade".

Devemos comemorar o Natal por ser a festa que nos faz lembrar as maravilhas de Deus que o nascimento de Jesus nos trouxe. Devemos celebrar o nascimento de Jesus porque foi por intermédio desse evento que o Céu invadiu a Terra, Deus esteve e ainda está conosco.

Quando Deus toca a terra, o lugar é santo. Quando Deus aparece na história, o tempo é santo. Nunca houve um lugar mais santo do que a cidade de Belém, onde o Verbo se fez carne. Nunca houve um tempo mais santo do que a manhã de Natal, quando nasceu Emanuel.

Feliz Natal!

Alison Henrique Moretti


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.