A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Net Zero


Por: Mari Bulgareli
Data: 08/04/2021
  • Compartilhar:

 

Você sabe o que significa Net Zero? Não tem nada a ver com internet, só mesmo o nome.

Uma edificação Net Zero, ou “Zero Energy Building” é parte de uma nova proposta de arquitetura que tem ganhado cada vez mais espaço pelo mundo, onde através da instalação de sistemas de reaproveitamento de energia e coleta de fontes naturais é possível estabelecer uma residência autossustentável.

Net é um conceito que busca conectar a edificação às estruturas fornecedoras de energia.

A ideia em estabelecer edificações Net Zero é garantir um ambiente mais saudável, reduzindo drasticamente o consumo de energia elétrica e diminuindo a emissão de carbono na atmosfera.

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), aponta que este setor representa cerca de:

·      10% do PIB mundial;

·      40% dos materiais consumidos;

·      30% da geração de lixo sólido;

·      20% do consumo de água;

·      35% de toda a energia consumida pela sociedade.

O termo é designado para casas, edifícios residenciais e comerciais, indústrias que alcançam a autonomia sustentável, devido aos seguintes pontos:

·       Ter o balanço energético nulo, reduzindo a demanda de energia elétrica, tornando o edifício mais eficiente, e aplicando opções de fontes de energia limpa, como placas fotovoltaicas.

·       Ser autossuficiente hidraulicamente, gerenciando o uso da água com cortes e reduções no consumo.

·       Gerenciamento sustentável de seus resíduos, tanto no projeto, na construção da obra e na sua vida útil, para ter o menor impacto possível ao meio ambiente.

·       Zerar a emissão de gás carbono, que representa o compilado das questões anteriores, desenvolvendo projetos com alto grau de eficiência energética.

A WGBC (World Green Build Council) desenvolveu esse conceito a partir dos pontos citados, criando seguimentos além da emissão de gases nocivos.

Estes segmentos são:

·      Energia (Net Zero Energy)

·      Água (Net Zero Water)

·      Resíduo (Net Zero Waste)

Algumas das vantagens de implementar Net Zero em seus projetos:

Praticidade: a edificação não dependerá da rede pública para o fornecimento de energia e água, isso vai evitar a escassez em certos períodos.

Economia: um edifício autossustentável é projetado para reduzir e reutilizar o consumo de recursos naturais, gerando economia tanto ambiental quanto para o morador.

Conforto térmico: ao idealizar um ambiente Net Zero todas as condições são avaliadas para criar um ambiente ideal, por meio de iluminação artificial e natural, orientação, envoltória do edifício, simulações energéticas etc.

Investimento e valorização do imóvel: mesmo que o investimento seja maior inicialmente e, demore alguns anos para o retorno financeiro significativo e o reconhecimento do edifício, ao ser certificado como Net Zero, valoriza muito o imóvel e, no futuro, a procura por residências sustentáveis será cada vez maior.

Cada vez mais surgem projetos arquitetônicos eficientes que podem reduzir o consumo rumo à autonomia energética em edifícios. Levando-se em consideração a dimensão e posicionamento de janelas, orientação solar, isolamento térmico nas paredes e tetos, portas etc.

A principal forma de tornar um edificações Net Zero é iniciar o projeto já com a proposta de um espaço autossustentável.

A integração de um projeto com as fontes renováveis de energia é um passo em direção à um futuro mais sustentável, preservando assim o ecossistema e dando maior autonomia aos moradores.

 

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.