A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


NATAL, PLANO ORIGINAL DE DEUS


Por: Roberto Almeida
Data: 24/12/2019
  • Compartilhar:

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” 

Gálatas 4:4-5

O Natal é a intervenção de Deus na humanidade. Para os que creem na Bíblia como Palavra de Deus, o Natal é a maior prova de amor já demonstrada.

O homem ao ser criado, conforme relato bíblico de Gênesis capítulo 03, tentado pelo Diabo e na utilização do seu livre arbítrio separou-se da presença de Deus, estabelecendo seu próprio caminho e justiça. Foi aí que a humanidade teve seu “DNA” espiritual mudado com a entrada do “pecado original” como alguns chamam, e com isto surgiram as consequências maléficas vividas por nós até hoje. Por várias alianças firmadas com o homem no Antigo Testamento(Lei), Deus tentou reatar o relacionamento com homem sem êxito, pois estas alianças dependiam da performance do homem e quando muito esforçavam se achavam com méritos espirituais tirando a essência de um culto espiritual perfeito. 

Se teve o “pecado original”, Deus também tinha um plano original, que era o ser humano viver em plenitude em todos os níveis da experiência humana. Com a queda do homem no pecado e separação da presença de Deus, ele entrou numa decadência de valores sem precedentes e a cada dia desce de nível. Portanto, o homem por si só, não conseguiria retornar ao estado de inicial da criação. 

Há cerca de 2.000 anos atrás, encontrando o tempo perfeito nas circunstâncias do mundo existente, como mencionado na passagem bíblica no início deste texto, Deus põe em prática seu Plano original e perfeito, estabelecendo uma Nova Aliança, cujo o ator principal não era o imperfeito homem e sim Deus. Só que pra isso acontecer, Deus teria que descer da sua glória e majestade e tornar-se semelhante a criação. 

  Isto é Natal. Deus se fazendo homem, abrindo mão de tudo por amor a mim e a você. Não é fácil crer nisso pensando com mente humana que via de regra não abre mão de nada, onde temos um interesse de ganhar sempre.

Foi por amor. E é pela fé que acreditamos. 

Natal é amor, é renúncia, é empatia que significa se colocar no lugar do outro. Deus fez isto, se colocou em nosso lugar. Deu o seu filho para morrer a morte que era minha e sua na cruz.

Como posso me apropriar e me beneficiar de tão grande amor? Como posso me tornar filho de Deus? O evangelista João nos responde no capítulo 01 nos versos 11-12 que vem falando que Jesus que era o verbo de Deus.

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:11-12.  

A essência do Natal não as são luzes da cidade que se enfeitam para atrair pessoas para comprar e consumir mais no comércio. A essência do Natal, e o significado do Natal é um Deus amoroso, tomando iniciativa de resgatar o homem de todos os seus conflitos e mazelas para adotá-lo como filho e lhe dar direitos e herança de filho. 

Receba Jesus em seu coração. Assim como os magos do oriente, investigaram, seguiram a estrela para encontrar Jesus, faça isso também.  Se você permitir isso acontecer Jesus nascerá no seu coração. Isto é o verdadeiro significado do Natal. O que passar disso é mera comemoração e alegria com prazo de validade.

 Que Deus o abençoe na conquista dos seus sonhos.

Roberto Almeida


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.