A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Justiça Eleitoral


Por: Alex Fernandes França
Data: 16/08/2019
  • Compartilhar:

Corregedor do TRE acompanha o processo de cadastramento biométrico na 71ª ZE/PR

O Desembargador Tito Campos de Paula, vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral alertou para o fim do prazo, que se encerra em 27 de setembro, para quem ainda não fez a biometria. “Estamos acompanhando o recadastramento para que todo o eleitor seja faça o procedimento, sob risco de ter o título cancelado”, 

 Está em andamento o cadastramento biométrico dos eleitores pertencentes a 71ª Zona Eleitoral de Nova Esperança, que abrange também os municípios de Atalaia, Uniflor, Presidente Castelo Branco e Floraí. Desde que iniciou o processo, cerca de 60% dos eleitores já realizaram o recadastramento, segundo informou o Corregedor Tito Campos de Paula, “o período de revisão se encerra no dia 27 de setembro deste ano. Quem não se cadastrar até o fim do prazo anunciado pela Justiça terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes. Nossa visita objetiva analisar e verificar os trabalhos referentes ao cadastramento biométrico. Em todo o Paraná, dos 8 milhões de eleitores, faltam cerca de 400 mil a fazerem a biometria. A partir de 2020 apenas os eleitores que fizeram o procedimento poderão participar das eleições para prefeito e vereador”, explicou.

O papel da imprensa na divulgação, segundo explicou o Corregedor, tem sido fundamental para que aumentasse a procura pela revisão biométrica. “Segundo os levantamentos realizados, cerca de 60% dos eleitores já fizeram o recadastramento, porém ainda faltam 40% e orientamos que não deixem para a última hora, pois vão enfrentar filas enormes. Quem quiser também pode fazer o agendamento prévio. Falta um pouco mais de um mês, mas é bom evitar para a última hora. A Justiça Eleitoral conta com apenas 02 servidores efetivos e agora neste período de força tarefa, temos um grupo de 15 pessoas trabalhando temporariamente. A atual capacidade de atendimento é de 250 pessoas por dia e após o prazo final, o título será cancelado e quem precisar regularizar seu título contará com o trabalho de apenas 02 pessoas. Não existe possibilidade de prorrogação do prazo”, salientou o Corregedor. Todos os eleitores que possuam título eleitoral e que ainda não fizeram o recadastramento, incluindo os idosos acima de 70 anos e os menores entre 16 e 18 anos devem fazê-lo. A estimativa é que as filas vão aumentar ainda mais à medida que o prazo final se aproxima.

“Quem não fizer o recadastramento biométrico ficará impossibilitado de retirar passaporte, carteira de identidade, caso seja funcionário publico estará impossibilitado de receber seus vencimentos, com os muitos concursos públicos em aberto quem tem o titulo cancelado não poderá se inscrever e nem participar de concorrência pública, obter empréstimos em bancos ligados ao poder público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino. O título de eleitor está atrelado ao CPF e muitos benefícios sociais precisam estar com o título em dia para que não ocorra qualquer problema. Não deixe para a última hora e compareça ao Fórum Eleitoral, cujo atendimento é das 12 horas até as 18h30. No site do TRE/PR a pessoal pode fazer o agendamento”, finalizou o Desembargador Tito Campos de Paula, Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.