A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Internet e a guerra contra as fake News e as tentativas de golpe


Por: Henrique Jubanski
Data: 22/04/2024
  • Compartilhar:

A guerra contra as fake News vem se tornando cada vez mais intensa. Com o avanço das plataformas digitais e criação da Inteligência artificial o desafio culmina a uma batalha ainda maior. Infelizmente as notícias falsas vem sendo um problema em várias esferas da sociedade. Estamos em ano de eleições municipais e uma das estratégias de alguns políticos é utilizar as fake News como ferramenta para desconstruir a imagem de seus adversários. Com a rapidez disponibilizada na era digital, uma noticia falsa pode alcançar boa parte das pessoas em um município em questão de segundos, em um Estado e no país em poucos minutos. A vítima levará dias, semanas ou até mesmo meses para tentar limpar a bagunça criada pelo envio da fake News.

         Esse tipo de notícia é espalhado com a intenção de obter vantagem política ou financeira. A aplicação de golpes conta com a famosa fake News para angariar os resultados que os golpistas esperam. Atualmente são inúmeros os casos de pessoas, empresas e influenciadores digitais alvos de golpes em plataformas digitais.

         Recentemente passamos por isso em duas das nossas várias páginas no facebook. Ficamos desesperados ao receber um e-mail com a seguinte mensagem: “identificamos uma penalização da sua página em relação a nossa política de monetização, em 2 dias sua página será retirada do ar. Para que isso não aconteça clique no link abaixo, saiba qual foi sua penalização e nos envie a sua justificativa. Analisaremos em 24 horas. Se não nos enviar a justificativa, seguiremos com a desativação da sua página”. E na sequência do texto estava o link à nossa disposição para clicarmos. Pronto, está criado o golpe. Não o fizemos, mas se clicássemos no link, perderíamos o acesso a nossa página instantaneamente.

         Um parceiro de trabalho, proprietário de algumas páginas. Recentemente perdeu uma de suas páginas com esse mesmo golpe. No momento de desespero clicou no link enviado e no mesmo instante perdeu acesso a sua página. Todo cuidado é pouco. Lembre-se que a meta (empresa responsável pelo facebook), não trata nada relacionado a sua página por e-mail. Tudo é avisado ou enviado nas notificações do Estúdio de criação da plataforma.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.