Homens é chegado o tempo de se proteger, vergonha é não se prevenir
O Novembro Azul é uma das campanhas mais importantes já criadas, que visa conscientizar os homens a cuidarem da sua saúde.
Aqui no Brasil a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, um evento realizado no Senado Federal, no dia 8 deste mês, na qual a campanha foi celebrada, esteve presente Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, ela compartilhou que, 62% dos brasileiros só visitam o médico quando têm sintomas insuportáveis.
Ora, o câncer de próstata no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente na população masculina, só perde para os tumores de pele. E ainda assim, a grande maioria não procura cuidar da saúde.
Em 2020, o câncer de próstata acometeu mais de 65 mil homens, e, em 2019, cerca de 16 mil morreram, vítimas da doença.
Por isso, a campanha Novembro Azul, deve ser incentivada e difundida, para contagiar cada dia mais homens da sua importância.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2019, em parceria com a Editora Abril e a Revista Saúde, com 2500 pessoas, mostrou que, 24% dos homens passaram a ficar mais atentos à saúde, após terem contato com a campanha. Outros 8% começaram a fazer exames regularmente, sendo que, os efeitos da campanha são mais expressivos no público acima de 40 anos e particularmente nos usuários do SUS.
Mas, é bom lembrar que, não é só em novembro que o homem, precisa se cuidar, é durante todo o ano, toda hora é boa para se prevenir. A vergonha, o medo ou o preconceito, devem ser deixados de lado. É chegado o tempo de se proteger, vergonha é não se prevenir.
A única forma de se proteger contra o câncer de próstata é através do diagnóstico precoce, vale lembrar que, se diagnosticado no começo as chances de cura podem chegar à 90%, assim, o homem deve ir ao urologista anualmente após os 50 anos para fazer os exames necessários, agora se tiver histórico familiar deve começar mais cedo, aos 40 ou 45 anos de idade.
Os exames são o de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o temido exame retal, este exame é desconfortável, mas é rápido, ele é feito em 7 a 10 segundos e é indolor, um não substituiu o outro, eles são complementares. Se houver suspeita de câncer, outros exames poderão ser realizados tais como: biópsias e ultrassom transretal.
Outros cuidados que o homem pode e deve adotar para a sua saúde, são:
Optar por uma alimentação balanceada, incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e diminuir a ingesta de gorduras de origem animal.
Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, podem acelerar o aparecimento do tumor. Carnes vermelhas, leites e derivados aumentam a produção do hormônio da testosterona no organismo, que em excesso, facilita o surgimento de câncer.
Doenças da próstata são mais raras ou evoluem de forma mais amena em homens que mantém uma frequência ejaculatória maior.
Controle o peso, faça exercícios físicos, no mínimo 30 minutos por dia, 5 vezes por semana.
Não fume e diminua o consumo de álcool.
Enfim, cuide de sua saúde, proteja-se, deixe a vergonha e lado, cuidar da saúde é sim coisa de homem, e deve ser levada à sério. Vergonha é não se proteger, lembre-se disto.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.