A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Hipertensão arterial – o inimigo silencioso


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 22/05/2021
  • Compartilhar:

No dia 17 de maio comemora-se o dia internacional da Hipertensão arterial, também conhecida como “Pressão alta”. Muitas pessoas padecem deste mal e não sabem, exatamente por ser uma doença silenciosa e traiçoeira. Em muitos casos os sintomas só aparecem depois de muito tempo que a doença se instalou no paciente. As vezes ela se apresenta de forma dramática, sob a forma de um derrame cerebral, um infarto do coração ou com a paralisação ou mal funcionamento dos rins. Pelo exposto, é fácil entender porque é conhecida como “inimigo silencioso”

Para entendermos a gravidade do problema, basta dizer que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença. No mundo este número a doença afeta mais de um bilhão de pessoas e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana, derrame cerebral e para doença renal crônica, levando o paciente para a dialise. Outro dado importante para o seu conhecimento é que, antes da pandemia do Corona vírus, a Pressão Alta era responsável direta ou indiretamente por metade das 200 mil mortes por doenças cardiovasculares ocorridas por ano no Brasil.

É quase certo que você gostaria de saber como identificar ou desconfiar que a sua pressão está alta. Como já dissemos, na maioria das vezes você pode não apresentar nenhum sintoma. Fique atento quando surgir: dor de cabeça, sangramento pelo nariz ou falta de ar. Naturalmente estes sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Ao procurar o serviço médico, nunca se esqueça de pedir para o médico aferir (medir) a sua pressão. 

 Com o envelhecimento, a Pressão arterial (PA) torna-se um problema mais significante e em torno de 65% dos indivíduos acima dos 60 anos apresentam Pressão Alta.  Em pessoas mais jovens, a PA é mais elevada entre homens.  O excesso de peso, sedentarismo e álcool também respondem pelo aumento dos níveis da Pressão. 

 Por se tratar de uma doença silenciosa que acomete grande parte da população, a hipertensão merece atenção e cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves que podem ser prevenidas com mudanças de hábitos de vida e medicações de uso contínuo. Sendo assim, vale ressaltar a importância da aferição precisa da pressão arterial para o diagnóstico e o tratamento adequados.  

É importante que tomemos conhecimento dos fatores de risco para a hipertensão arterial:

1- Histórico familiar de pressão alta.       

2- Ter mais de 60 anos.                             

3- Obesidade.                                              

4- Não praticar exercícios.  

5-Má alimentação  

6-Excesso de sal  

7-Consumo exagerado de álcool                   

8-Diabetes mellitus 

9- Excesso de trabalho, ansiedade 

 

Apesar de não ter cura, é importante sabermos que mudanças de hábitos simples e fáceis de colocar em prática ajudam a controlar o problema. Esta é a grande arma que dispomos para prevenir a doença. Lembrar que a quarentena que estamos vivendo está sendo responsável pela mudança do nosso estilo de vida. Só para citar: sedentarismo, alimentação desequilibrada e stress.  Fique atento para os fatores de risco que enumeramos acima. Não se esqueça que o diagnóstico precoce da Hipertensão arterial é de suma importância, por isso você deve medir regularmente a sua pressão arterial, seja na farmácia, em casa com os aparelhos digitais ou no medico de sua confiança.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.