A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Higiene oral x Covid-19


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 27/03/2020
  • Compartilhar:

Aperto de mãos, abraços ou qualquer outro tipo de cumprimento, todos eles devem ser evitados em tempos de coronavírus. Essa doença, diferente de outros tipos de vírus, é muito mais contagiosa e se alastra rapidamente, colocando em risco pessoas com baixa imunidade como idosos e pacientes com problemas respiratórios. Mas além do contato físico, a saliva também pode ser um elemento para a transmissão e contágio do COVID-19?

Na verdade, todo vírus, inclusive o COVID-19, pode ser pego e transmitido através da saliva. Embora esse fluido proporcione vários benefícios para a saúde bucal, como facilitar o processo digestivo, umedecer e proteger a mucosa oral e prevenir os dentes de doenças, não podemos esquecer que a saliva também abriga milhões de bactérias. Toda essa situação, torna a boca um ambiente favorável para outros microrganismos, como o novo vírus. Qualquer pessoa é um alvo fácil para o coronavírus. Por isso, a melhor forma de prevenir o problema é praticando alguns hábitos de higiene todos os dias, aqueles já conhecemos:

- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, antes e depois de qualquer contato físico;

- Usar álcool gel em lugares que você não pode lavar as mãos;

- Praticar uma boa higiene bucal: Assim como qualquer medida de higiene, levar uma rotina adequada com escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal, ajuda a evitar a transmissão da doença. Sendo assim, manter a saúde bucal em condições favoráveis, evita o crescimento de microrganismos na boca que podem circular pelo corpo e evoluir também para uma baixa imunidade, segue algumas dicas de cuidados com a cavidade oral:

1. TROQUE A ESCOVA DE DENTES COM REGULARIDADE:

Devemos trocar as escovas de dentes após qualquer tipo de problemas de saúde, depois de ter ficado internado no hospital ou mesmo em tempos de coronavírus. Além disso as escovas devem ser trocadas quando as cerdas começarem a deformar ou perder a cor. Outro cuidado importante é não emprestar a escova para outra pessoa, mesmo sendo da família!

2. NÃO COLOCAR A MÃO NA BOCA:

Em tempos de coronavírus, um dos cuidados mais importantes é não colocar a mão na boca. As mãos estão em contato constante com várias superfícies diferentes no ambiente, pessoas, animais.Elas absorvem todo tipo de bactérias e, sem perceber, levamos a mão à boca, nariz e olhos, que são vias de entrada para o corpo. Sendo assim, evite esse hábito e lave as mãos constantemente.

3. BEIJOS DEVEM SER EVITADOS:

Nossa boca é uma porta de entrada para várias bactérias. Por isso os beijos devem ser evitados neste período.

4. ESCOVAR OS DENTES COM REGULARIDADE AJUDA A EVITAR A TRANSMISSÃO DA DOENÇA:

 A higiene deve ser feita após o café da manhã, após o almoço e principalmente antes de dormir. Assim, conseguimos evitar a formação de um ambiente favorável para o covid-19 e outros problemas bucais.

Diante de qualquer quadro de dor, que precise de alguma prescrição de medicamento, procure um cirurgião dentista, caso contrário adie suas consultas, para juntos evitarmos a transmissão do covid-19.

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.