A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Clareamento Dental


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 17/04/2020
  • Compartilhar:

O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência limpa e branquinha?

À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando, é um processo natural, que também tem influência da nossa genética,e de tudo que vamos ingerindo ao longo da vida, pois os alimentos contém pigmentos, corantes, que passam pelos poros dos dentes ( canalículos dentinários) e impregnam no mesmo. A higiene dental por sua vez influi muito nesse processo. Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.

Mas se o que a pessoa quer é uma solução para o problema já existente, é melhor procurar um profissional. Muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons - o que é impossível.

Vamos então falar sobre os tipos de clareamento:

Clareamento em consultório: que antes era muito conhecido como clareamento a laser, é um clareamento feito sob a supervisão do cirurgião dentista, é feito a proteção dos tecidos moles em volta do dente ( lábio, gengiva) e então colocamos um produto que contém Peróxido de Hidrogênio (produtos químicos que tem a capacidade de clarear os dentes). O processo básico desse mecanismo de ação é uma reação de oxidação, que produz radicais livres. O oxigênio que se origina do peróxido penetra na estrutura dental e quebra o pigmento que escurece o dente (formado por grandes cadeias de carbono) em cadeias menores e mais claras. Durante o clareamento, essas cadeias de carbono são transformadas em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que são liberadas junto com o oxigênio para fora do dente.

Vantagens: Resultado rápido: são feitas aproximadamente e sessões de 60min cada.

Dentes mais claros: O processo retira a camada amarelada e ainda manchinhas que tenham aparecido com o tempo. Isso tudo promove um sorriso bonito e radiante, que demonstra saúde e cuidado com a higienização.

 Aumento da autoestima: Além dos benefícios estéticos, o clareamento promove também um aumento da autoestima, já que os dentes estarão mais brancos, indicando uma visível saúde bucal. Essa também a uma forma de se destacar com o sorriso, inclusive profissionalmente, já que um sorriso radiante passa uma boa imagem, além de uma confiança maior.

Desvantagens: Sensibilidade – uma das principais desvantagens e maiores reclamações de quem já realizou o clareamento dental é a extrema sensibilidade nos dentes por até três dias depois da aplicação. Essa sensibilidade costuma passar, mas há quem diga que o dente permanece um pouco sensível para sempre.

Tratamento não é para sempre – e por fim, a maior desvantagem do clareamento dental é que os seus resultados não são para sempre, e não é recomendado que ele seja feito com frequência. Isso porque o clareamento dental acaba por atacar o esmalte dos dentes, fazendo com que ele fique mais sensível e poroso. Essa porosidade, além de facilitar que o seu dente volte a focar amarelo rapidamente, também faz com que o seu dente fique mais vulnerável a fraturas.

Alergias – uma das desvantagens é a alergia que pode ser causada por alguns produtos que são utilizados no clareamento dental, como por exemplo o peróxido, que causa uma irritação na gengiva, durando até três dias depois da aplicação.

Clareamento dental caseiro: O clareamento caseiro é aquele administrado pelo paciente com orientações do dentista. Este tipo de tratamento é o mais prescrito pelos cirurgiões dentistas com a utilização do gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio. As concentrações do peróxido de carbamida podem ser de 10%, 16% e 22%. Já as concentrações do peróxido de hidrogênio para uso caseiro variam de 4 a 8%. é feita uma placa de silicone sob medida para sua boca, e então com a orientação do dentista o paciente leva para casa a plaquinha e o gel, e todo dia usa a plaquinha com o gel durante um período de tempo que será indicado para cada caso. Esse clareamento leva algumas semanas, mas o resultado é tão bom quanto o clareamento a laser. Afinal todo dente clareia até um ponto de saturação, e esse ponto é diferente de cada paciente.

Vantagens: Fácil aplicação;

Econômica; Ótimos resultados; Ótimo custo benefício;

Efeito mais duradouro; Menos sensibilidade.

Desvantagens: Uso de moldeira pode ser um incômodo para alguns;

* É indispensável disciplina do paciente quanto ao tempo e frequência de uso.

* Pacientes com retrações de gengiva devem optar pelo tratamento em consultório. Dessa forma diminui o risco de sensibilidade exacerbada.

* Tempo de aplicação maior comparado ao feito em consultório

ATENÇÃO: O CLAREAMENTO DENTAL NÃO TRÁZ MALEFÍCIOS A SAUDE BUCAL, DESDE QUE BEM ORIENTADO PELO CIRURGIÃO DENTISTA.

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.