A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Ética e moral à luz do cristianismo


Por: Especial para JN
Data: 06/05/2024
  • Compartilhar:
Ilustrativa/Freepik

Por Professor Vaudenir Pereira Dias

Ética e moral são dois termos que apresentam características análogas, mas podem ser compreendidos separadamente para interpretar o fenômeno social atribuído ao ser humano na sua subjetividade e coletividade. A consciência como princípio da racionalidade é a base concreta para o entendimento desses valores, haja vista, que a ética e moral não podem ser atributos de uma criança recém-nascida, visto que nessa idade a criança não tem condições cognitivas de construir pensamentos capazes de produzir juízos de valores aos objetos ou ações humanas, ou de qualquer ser vivo que estiverem diante dos seus olhos. Portanto, podemos dizer que a criança é amoral, ou seja, inapta a fazer juízos de valores e erigir comportamentos morais e imorais no ponto de vista ético.

Como fonte etimológica, a palavra ética vem do grego ethos, que significa “costumes, hábitos” e, por via de regra, lugar ou habitação. Moral emana do latim “mores”, que quer dizer “costumes e hábitos”, e com esse mesmo entendimento é visto como morada ou lugar de abrigo. A ética é um vocábulo que busca compreender o homem em suas ações morais, bem como ele vive enquanto ser social. O filósofo Heidegger (1973) define que a ética é a maneira de como o homem vive no mundo. A moral é vista como um conjunto de regras, costumes e valores que determinam o comportamento do ser humano em sociedade, por conseguinte, a ética analisa as ações morais do homem na sua subjetividade e coletividade, nesse caso, podemos compreender que a ética assume a parte teórica, enquanto a moral assume a parte prática. Portanto, podemos ter atitude moral e imoral sob o pressuposto da ética.

Atinente a isso, refletimos acerca da ética e moral à luz do cristianismo, tal qual a Bíblia sagrada é vista como um conjunto de livros que serve de baliza ou parâmetro de vida para qualquer ser humano. Em Jesus, a ética e a moral alcançam visibilidade plena, por isso, buscamos em provérbio (28, 1) que diz: “quem procura andar nas veredas da honestidade não teme por seus atos”, em Gálatas (6,7) “aquilo que a pessoa semear, isso também colherá”, “sejais o sal da terra e a luz do mundo” (Mateus 5, 13-16). Por conseguinte, faz sentido o esmero esforço pelo zelo aos ensinamentos contidos na Bíblia sagrada, pois esses saberes são veredas que levam a uma ética e moral ilibada a qualquer pessoa que se sujeita aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Nesse caso, não há dúvida de que os estudos bíblicos, individual ou coletivo, caracterizam-se como um caminho seguro na consolidação da moral e ética cristã. Corroboramos com alguns pensadores quando dizem que esses saberes transcendem para além da metanálise filosófica, nas diferentes correntes de pensadores, estoicos, socráticos, pós-socráticos e contemporâneos. Aludimos à ideia de que em Jesus, cujo nome em hebraico Yeshua Hamaschia, não há como questionar sua ética e moral, acreditamos na ausência de fundamentações que refutam os princípios de seus ensinamentos. 

Diante disso, sabemos o quão é importante o papel ou função social das entidades religiosas para a sociedade, bem como o quanto elas representam para cada integrante. Em relato, a Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista Ebenézer de Nova Esperança tem sido prolífica em seus atributos ao ensino do evangelho de Jesus, pois nesse domingo, cinco de maio, tivemos a alegria de participar de mais uma aula cujo tema foi: “Ética, o comportamento do cristão”, a respeito disso, convalidamos a forma e o direcionamento da aula, na qual foi ministra pela Lílian R. Almeida Turcato que também é pastora dessa denominação, sua didática permitiu a participação de todos os envolvidos elevando o entusiasmo e, ao mesmo tempo, solidificando aquilo que entendemos como ética e moral cristã. Portanto, o ensino bíblico enseja o conhecimento genuíno espiritual e social no sentido de produzir e transformar o caráter de qualquer ser humano, proporcionando uma vida melhor, na imanência de ser e ter empatia, equidade, respeito, compaixão, sabedoria, conhecimento, humildade e qualquer outro valor que diz respeito a ética e a moral cristã.

Professor Vaudenir Pereira Dias é graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná. Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade São Bráz Curitiba. Pós-graduado em Neuropedagogia, Psicopedagogia pelo Instituto RHEMA Educação. Possui mestrado em Ensino e Educação pela Universidade Estadual do Paraná. UNESPAR- Campus Paranavaí. Doutorando- PGE- UEM. 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.