Envelhecimento na vida cotidiana
O que é envelhecimento?
É um processo que nosso corpo passa de forma natural e em geral de forma gradual, onde as alterações levam nosso corpo a perda de vitalidade. Isso ocorre desde o nascimento até a morte.
Em qual idade você está? Sim, pergunto de propósito em qual idade você está, pois muitas pessoas têm 70 ou 80 anos, mas tem uma vitalidade de jovens. Enquanto alguns jovens adultos de 30 a 40 anos, mas que parecem idosos.
A expectativa de vida está ano após ano, sendo alterada para mais, ou seja, desde que cuidemos de nosso corpo e alma, podemos viver um pouco mais. Além de viver um pouco mais, também podemos ter uma vida melhor, com menos doenças ou problemas que hoje são normais na velhice.
Conto sempre que quando fazia meus exames cardiológicos de rotina, o médico sempre elogiava meu condicionamento físico, não pelo que estava fazendo naquele momento, mas pelo que havia realizado em minha juventude até jovem adulto. Eu sempre fui afeito aos esportes e isso me rendeu momentos bons quando adulto. Mas, temos muitos adultos hoje que nunca fizeram nada na sua juventude e agora sofrem com problemas sérios de saúde.
Deixando um pouco de lado a minha condição, vamos ao todo. Assim devo perguntar aos meus leitores. Até que idade você quer viver? Mas, completando, viver com saúde.
A maiorias das pesquisas dizem que não precisa muito para melhorar a sua condição física. Falam de 150 minutos por semana de exercícios, como caminhada, corrida entre outros. É claro que se quiser mesmo um bom condicionamento físico, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que devemos fazer 300 minutos por semana. Pode ser 1 hora por dia, por 5 dias.
Em um país como o nosso, de clima tropical, com muitas áreas e parques verdes, ou mesmo em nossas ruas de cidades do interior para caminhar e correr, mas nós vivemos em uma eterna preguiça.
Isso que falamos apenas das condições físicas de nosso corpo, mas temos também problemas de nossa mente (depressão, ansiedade), que podem estar associados a problemas alimentares associados ao sedentarismo.
A longevidade foi e sempre será pesquisada por nossos cientistas, para que possamos, analisando as pessoas longevas, possamos determinar fatores que levam a viver 100 a 120 anos. Nessas pesquisas já determinaram vários fatores e que vamos citar alguns:
- Movimento. Nosso corpo não foi feito para ficar sentado. Entre meia e uma hora sentado, passe ao menos 5 minutos em pé. Além da caminhada diária. Mantenha-se ativo.
- Alimentação. Nunca coma para ficar plenamente satisfeito. Coma em pequenas porções.
- Tenha momentos de espiritualidade em família. Também tenha bons amigos que querem te ver bem.
- Sorria. O sentimento de alegria, pode evitar de que muitas pessoas entrem em depressão ou tenham ansiedade.
- Mantenha a sua calma. Nunca se desespere, por mais trágico que estiver ocorrendo
- Lembre-se que a água vai sempre em frente. Prepare-se para o seu próximo aniversário.
- Esteja sempre perto da natureza, mesmo que more em uma cidade, você poderá encontrar um parque para passear nele, ouvindo os cantos dos pássaros, observando os animais e as plantas nesse parque.
- Seja grato por tudo que você tem. Reserve um momento no seu dia para agradecer e deixe de se lamentar de tudo e viva o momento. Pare de se lamentar do passado e não tenha medo do futuro. Viva de corpo e alma o presente.
Que possamos todos viver muito, mas viver bem, com saúde e felicidade.