A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Educandos de Nova Esperança participam de Simulação bilíngue da ONU em Curitiba


Por: Fernando Razente
Data: 01/10/2024
  • Compartilhar:

Trabalhando temáticas contemporâneas e relevantes como DCNT’s em jovens, livre comércio, protecionismo, biodiversidade e disputas marítimas os educandos delegados do Colégio Coração de Jesus se destacaram na participação diplomática do 1º Sagrado MUN

Delegação de Nova Esperança. Da esquerda para direita, à frente, Prof. Fernando Razente, educandos delegados Pedro Augusto Santos Pimentel, Anakin Linaris Montanhano Astolphi, Lívia Schelive Ribeiro, Gabriela Fernandes Bonini Enares, Joana Simões Souza, Diretora Ir. Maria Diva. Atrás, educandos delegados Marco Antônio Mendes Soares, Mateus Hidelbrando Rovida, Gustavo Franco Martins, Ana Beatriz Souza Soares e Marcello Maricato Marangoni. 

Foto: Divulgação

Durante os dias 27 e 28 de setembro, um grupo de dez educandos do Colégio Coração de Jesus de Nova Esperança esteve em Curitiba participando do 1º Sagrado MUN, o primeiro simulado nas Nações Unidas (ONU) bilíngue da Rede Sagrado de educação. O evento que ocorreu nas dependências do Colégio Social Madre Clélia contou com a participação de 144 educandos, afora professores, coordenadores e diretores pedagógicos envolvidos na organização.

Além de alguns colégios da Rede Sagrado como Colégio Imaculada Conceição, Colégio Social Madre Clélia, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Colégio Coração de Jesus, participaram outras instituições escolares convidadas, como a Escola Projeto 21, a Escola ESI São Carlos Borromeo e o Colégio Everest Internacional.

O evento procurou simular da forma mais próxima possível os debates diplomáticos da ONU. Com início na sexta-feira (27) às 10h30, os educandos participaram do processo de Credenciamento oficial, assumindo formalmente a posição de delegados responsáveis pela representação dos países participantes do simulado. Em seguida, ocorreu a Cerimônia de Abertura, dirigida pelo Gestor Pedagógico da Rede Sagrado Jhony Grein, que enfatizou a importância pedagógica do evento e a expectativa da Rede em gerar futuros diplomatas éticos e responsáveis para o Brasil.

Depois da fala de abertura, os educandos – devidamente revestidos de autoridade representativa – ouviram uma palestra técnica do Internacionalista Me. Gabriel Teixeira (UFPR) sobre Relações Internacionais, Formas de Poder Político e História e Estrutura da ONU, encerrando assim a cerimônia de abertura. Os delegados então foram liberados para um momento de confraternização e almoço, onde realizaram as primeiras aproximações diplomáticas, planejando ações e projetos.

Já no período da tarde, os delegados foram divididos em seus respectivos comitês, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e a United Nations Convention on the Law of the Sea (UNCLOS). Foram realizadas ao todo 3 sessões de debates formais, com uma duração de 1h30min seguindo a liturgia e as regras de participação. Os trabalhos diplomáticos do primeiro dia foram encerrados às 18h30.

No sábado (28), a partir das 08h00, os delegados retomaram as discussões, pautas e resoluções do dia anterior através de 2 sessões, também com a duração de 1h30min. Ao término das duas sessões às 11h15, os projetos e tratados aprovados pelos blocos e alianças e o documento de resolução foram apresentadas às mesas diretivas, reunindo diversas ideias política, econômicas, ambientais e sanitárias, trabalhadas ao longo dos dois dias com o propósito de desenvolver soluções para problemas globais. O evento chegou ao fim com a Cerimônia de Encerramento que envolveu premiações de Melhores DPO’s (Documentos de Posição Oficial) por comitê, Melhor Delegado por comitê, Melhor Orador por comitê e Menção Honrosa aos delegados iniciantes com futuro promissor no mundo das MUN’s.

O educando Marco Antônio Mendes Soares, delegado do Reino da Holanda, falou sobre a importância do evento para sua formação acadêmica e pessoal: “Saio deste evento com um maior repertório de conhecimentos envolvendo assuntos reais e contemporâneos, e creio que isso fará muita diferença em minha vida acadêmica. Participar deste simulado também me deu uma oportunidade de me aproximar das dinâmicas acadêmicas de pesquisa, formulação de trabalhos científicos e de apresentação.”

A educanda Gabriela Fernandes Bonini Enares, delegada da República da Nicarágua, mencionou os principais desafios enfrentados e as superações: “Por ser a minha primeira experiência com uma simulação da ONU, tive algumas dificuldades em relação às questões procedimentais no início das sessões do meu comitê, mas depois consegui acompanhar. Além disso, pela seriedade e respeito transmitida pelo evento, consegui superar meu medo de falar em público. Eu sempre tive muito medo do julgamento dos outros, mas através dos debates e das interações formais consegui superar isso. Foi gratificante!”.

A Diretora do Colégio Coração de Jesus Ir. Maria Diva, apontou para os resultados pedagógicos obtidos na simulação: “Este simulado da ONU foi um espaço de aprendizagem extraordinário para os nossos educandos, onde através de debates e discussões, realizaram uma síntese dos conhecimentos das diversas áreas trabalhadas que envolvem a diplomacia, como história, geopolítica, relações internacionais, economia e sociologia. Além disso, o evento contribui significativamente com o desenvolvimento pessoal de nossos educandos; muitos ganharam confiança em suas capacidades intelectuais, adquirindo uma autoestima saudável; outros demonstraram coragem e ousadia ao se exporem através da apresentação de seus pontos de vista fundamentados em conhecimentos científicos. De forma geral, o evento produziu uma formação para a cidadania global, uma formação que prioriza um olhar mais empático e humano para os problemas enfrentados pela humanidade.”

Os professores, coordenadores, diretores e educandos da Rede Sagrado agora se preparam para a organização do 2º Sagrado MUN que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.

 

 

Fernando Razente

Amante de História, atuante com comunicação e mídia, leitor voraz e escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.