A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Educação em foco: projeto escolar une robótica, criatividade e valorização da identidade local


Por: Artigo de opinião
Data: 24/07/2025
  • Compartilhar:

Por: professora Gesinelly Kellen dos Santos Rodrigues

Estudantes do Colégio Estadual Costa Monteiro de Nova Esperança PR, constroem “Lagarta Interativa” para celebrar a conexão entre campo e cidade. Essa inciativa partiu dos alunos do 8º ano/série dessa mesma instituição de ensino, surpreendendo toda comunidade escolar e simpatizantes, com a criação da “Lagarta Flávia” nome escolhido pelos alunos.

A ideia surgiu a partir de conversas sobre a importância das tradições rurais e da história de Nova Esperança, conhecida como a Capital Nacional da Seda. A lagarta, símbolo do ciclo da seda, foi escolhida como personagem principal do projeto por representar esse elo entre o campo (onde se produz a seda) e a cidade (onde ela é beneficiada e comercializada). O protótipo foi desenvolvido com tecnologias de robótica educativa. Ao se aproximar da Lagarta Flávia, sensores detectam a presença e ativam movimentos nos olhos e na boca, além de falas programadas que trazem curiosidades sobre a produção rural, a história local e a importância da sustentabilidade.

O projeto contou com a dedicação dos alunos e o apoio essencial dos professores. A professora Gesinelly Santos, responsável pelo projeto, destaca que “a Lagarta Flávia é mais do que um trabalho de robótica. Ela representa o orgulho da nossa cidade, o protagonismo estudantil e a educação aliada à tecnologia e ao meio ambiente”. Em consonância com a ideia, o professor Gabriel Matolla teve papel fundamental durante as aulas eletivas de tecnologia e automação, tirando dúvidas, orientando as montagens e, principalmente, motivando os alunos a acreditarem em seu potencial criativo. Sua parceria foi decisiva para o sucesso do projeto e para o crescimento técnico e pessoal dos estudantes envolvidos.

   Ancorados pelo desejo de ensinar, conforme supracitados, a professora Geisinely e o professor Gabriel, triunfam nos resultados alcançados proferidos em suas aulas de robóticas que acontecem semanalmente no Colégio Estadual Costa Monteiro. São iniciativas prolíficas que instigam os alunos a desenvolverem a inteligência criativa. A ‘Lagarta Flávia” revela o potencial dessa instituição de ensino, mostrando o protagonismo dos discentes e a responsabilidade e compromisso dos educadores em dar suporte pedagógico, e até mesmo, de   instigar os educandos a desenvolverem suas criatividades. Para além dos eminentes destaques, esse projeto também foi pensado como potencial atrativo turístico, podendo ser instalado em praças, feiras ou eventos da cidade, com vista, a informar e encantar visitantes e moradores de Nova Esperança e região, cabe destacar, portanto, que essa façanha criada pelos alunos da referida instituição de ensino, estará nas próximas semanas, sendo apresentadas para toda comunidade escolar, bem como, nos eventos públicos dessa cidade.

Professora Gesinelly Kellen dos Santos Rodrigues é graduada em Letras e pedagogia, Especialista em gestão de pessoas, didática do ensino fundamental e do ensino superior, possui mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação PPIFOR – Paranavaí PR.

 

 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.