Receita Federal destaca combate à sonegação e importância da cidadania fiscal em entrevista ao NoroCast
Delegado Marcos Wanderley e Analista Marcos Luchiancenkol explicam como o órgão atua para garantir arrecadação justa e conscientização sobre o uso dos tributos.
Na próxima terça-feira (21), às 19 horas, vai ao ar mais um episódio do NoroCast – o podcast do Jornal Noroeste, apresentado pelos diretores Alex Fernandes França e José Antonio Costa, pelo canal do jornal no YouTube (youtube.com/@jornalnoroeste3178).
Nesta edição, o programa traz uma conversa especial com dois convidados de destaque da Receita Federal em Maringá: o Delegado Marcos Wanderley de Souza e o Analista Tributário Marcos Luchiancenkol.
Natural de Nova Esperança (PR), Marcos Wanderley é formado em Agronomia (UEM) e Direito (UEL), e ingressou na Receita Federal em 1993. Hoje, comanda uma das delegacias mais importantes do interior do Estado. Já Marcos Luchiancenkol é graduado em Tecnologia de Processamento de Dados e Administração pela UEM, atua como Assistente do Gabinete e Representante Local de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Maringá, onde trabalha desde 1995.
Durante o episódio, os convidados abordam temas como fiscalização e combate à sonegação, arrecadação de tributos, reforma tributária, educação e cidadania fiscal, além de esclarecer dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Um dos destaques da entrevista é a explicação do Delegado Marcos Wanderley sobre a destinação do Imposto de Renda. Ele lembra que os contribuintes podem direcionar até 6% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e da Pessoa Idosa (FDPI), sem custo adicional.
O Delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza, e o Analista Tributário Marcos Luchiancenkol estiveram no estúdio do Jornal Noroeste para uma entrevista que vai ao ar na próxima semana. Na conversa, eles abordam temas como combate à sonegação, arrecadação e cidadania fiscal - Foto Alex Fernandes França
Se o contribuinte não escolher onde os 6% do seu Imposto de Renda serão aplicados, o Governo fará a escolha por ele, ponderou um dos apresentadores do NoroCast.
De acordo com o Delegado da Receita Federal, a destinação não é uma doação, mas uma forma de decidir para onde parte do imposto será aplicada, promovendo impacto direto em ações sociais no município. Em Nova Esperança, campanhas de conscientização têm aumentado o número de destinações: o índice, que antes era de 12,73%, chegou a 30% neste ano, mas ainda está longe do potencial total de contribuintes.
Os recursos destinados são administrados pelos Fundos Municipais, garantindo transparência e aplicação direta em projetos de educação, saúde, cultura, esporte e convivência social. O valor mínimo para destinação é de R$ 10,00, e tanto quem tem imposto a pagar quanto quem receberá restituição pode participar.
O episódio também explora o papel da Receita Federal como agente de desenvolvimento econômico e social, destacando a importância da educação fiscal na formação de uma sociedade mais consciente sobre o uso dos tributos.
O NoroCast tem o oferecimento da Recanto Pet – onde você encontra tudo para o seu fiel companheiro, com clínica veterinária, banho e tosa, medicamentos, brinquedos e entrega em cidades da região (Av. Rocha Pombo, 1266 – Centro, Nova Esperança | Instagram: @lojarecantopetne | Fone: 44 99763-5489).
E o apoio da Cresol – faça como o Daniel, pois na Cresol, cooperar é ganhar!
Serviço:
NoroCast – terça-feira, dia 21, às 19h, no YouTube do Jornal Noroeste.
Acompanhe e entenda como a Receita Federal atua em prol da sociedade e da cidadania fiscal.


