A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Dor e a automedicação


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 25/10/2019
  • Compartilhar:

Lidar com a dor não é uma tarefa fácil e a dor de dente, muitas vezes é insuportável, mas você sabia que a dor de dente pode não ser apenas uma dor? Na verdade, existem diversas causas por trás do surgimento desse incômodo, que pode ser tanto de origem dentária como: nervosa, muscular, esquelética ou tecidos moles. Mesmo sendo realmente muito chato ter que lidar com esse quadro e ainda, de esperar por uma consulta, a automedicação deve ser sempre evitada, mesmo parecendo tentadora.

RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO:

Precisamos entender que remédios são drogas que possuem efeitos colaterais. Quando tomamos qualquer remédio sem recomendação médica, podemos errar na dosagem, desenvolver alergias, ou até mesmo utilizar a medicação inapropriada que além de não curar o problema poderá piorá-lo

ESTOU COM DOR, POSSO UTILIZAR ALGUM MEDICAMENTO?

Medicações analgésicas, a utilização desses medicamentos podem ajudar em um primeiro momento são fáceis de encontrar e normalmente temos em casa. Porém no caso de dor de dente, é importante buscar a ajuda de um profissional para avaliar o que levou a esse quadro. No entanto, se ir ao dentista não for possível, a utilização desses medicamentos podem ajudar em um primeiro momento.

PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR DE DENTE E OS RISCOS PARA A SAÚDE:

As principais causas para as dores de dente estão ligadas principalmente a dor de canal, causada por cáries profundas, que causam uma inflamação na polpa dentária (pulpite). Além disso, temos dores por conta de traumas, aftas, fraturas e infecções. É importante ressaltar que infecções podem causar problemas mais sérios de saúde a nível sistêmico, um bom exemplo disso é a endocardite bacteriana. Por isso é indispensável a procura de um cirurgião dentista a fim de que seja utilizado medicações e tratamento adequado para o caso. Normalmente, é necessário uso de anti-inflamatórios e antibióticos específicos além das medicações para dor.

O QUE ACONTECE SE O PACIENTE TOMAR UMA MEDICAÇÃO PARA O QUADRO DIFERENTE DO DELE?

Automedicar-se traz o risco de não utilizar a medicação correta, e isso além de não curar o problema pode agravá-lo. Se temos um quadro de infecção e você toma apenas remédio pra dor, poderá mascarar a gravidade do problema e apenas piorá-lo. Isso se torna grave quando se trata de pessoas com doenças cardíacas, diabetes ou auto imunes. Portanto, é importante que se tenha a consciência de que toda dor de dente deve ser avaliada por um dentista, pois somente ele saberá qual medicamento será mais apropriado e seguro para o caso.

 

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias atende na Policlínica Lavi, em Nova Esperança

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.