A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Clareamento Dental


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 02/08/2019
  • Compartilhar:

O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência limpa e branquinha?

À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando, é um processo natural, que também tem influência da nossa genética,e de tudo que vamos ingerindo ao longo da vida, pois os alimentos contém pigmentos, corantes, que passam pelos poros dos dentes ( canalículos dentinários) e impregnam no mesmo. A higiene dental por sua vez influi muito nesse processo. Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.

Mas se o que a pessoa quer é uma solução para o problema já existente, é melhor procurar um profissional. Muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons - o que é impossível.

 

Vamos então falar de alguns métodos para clarear os dentes?

E um dos tratamentos para deixar os dentes brancos que tem feito enorme sucesso entre os brasileiros é o carvão ativado. Indica-se passar o pó preto, vendido principalmente pela internet, de uma a duas vezes ao dia para ver os dentes reluzirem em até duas semanas. Parece ótimo, né?

Não foram realizados testes e não existem protocolos publicados na literatura específica que orientem seu uso. Além de não existir evidência científica para embasar a compra do produto, há riscos associados à sua aplicação. O carvão mineral é extremamente corrosivo e abrasivo. Ele desgasta a superfície onde entra em contato, Esse desgaste leva ao surgimento de sensibilidade e dor.

Pastas clareadoras disponíveis nos mercados: As pastas tem a única função de limpar nossos dentes, e algumas contribuem para melhorar a sensibilidade dentaria, Mas clarear não! o clareamento dental é feito com ácidos, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Entenda como esse ácido age: o gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso, o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado. A quebra dessas moléculas permitem que o dente tenha uma reflexão de luz maior, de modo a se mostrar mais claros. Mas então o que acontece com essas pastas clareadoras? Essas pastas,contém em sua composição maior número de agentes abrasivos como sílica hidratada, pirofosfato de cálcio, silicato de zircônio, carbonato de cálcio, entre outros. A ação desse tipo de produto é diferente de um clareamento feito em consultório. A pasta clareadora realiza uma limpeza mais profunda e remove pigmentos depositados pelo café, nicotina, corantes e também elimina o acúmulo de placa bacteriana.

Ou seja, não clareiam efetivamente, apenas realizam uma espécie de polimento. Podem deixar os dentes com maior sensibilidade e com um desgaste excessivo de esmalte. Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista. Existem Clareamentos de consultório com uma concentração de ácido mais forte. E o caseiro que o paciente vai pra casa com uma plaquinha e usa o ácido por algumas horas por dia. A indicação depende do caso de cada paciente e deve ser feita sobre a supervisão e orientação do cirurgião dentista.

 

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias atende na Policlínica Lavi, em Nova Esperança

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.