Dicas para criar espaços que estimulam o desenvolvimento infantil
Com a intenção de diminuir o tempo das crianças a frente dos eletrônicos, a dica de hoje é para te ajudar a criar ambientes que promovam o desenvolvimento e a interação, por meio de brincadeiras lúdicas e educativas.
Ter um espaço dessa maneira em casa, aflora as emoções, o senso de pertencimento e o aprendizado da criança. É fácil de fazer e não requer grandes investimentos.
A primeira dica é conversar com seu filho, e saber o que ele gosta de brincar e de como ele deseja aquele espaço, afinal, é para o seu uso e nada melhor do que consultá-lo antes de tudo. Todas as crianças tem um perfil próprio, algumas gostam mais de desenhar, outras de ler, outras de fazer colagens; é importante que este local tenha a sua personalidade.
Reserve um cantinho da casa para este fim, podendo ser na sala ou até mesmo no quarto da criança. É importante que este local seja seguro, livre de quinas, vãos e escadas.
Os elementos deste local devem ter a altura dos pequeninos, nada de móveis altos e de difícil acesso. Tudo tende a estar a mão da criança para que ela tenha prazer e incentivo em brincar ali.
Cabanas são sempre uma ótima pedida, as crianças adoram, além de ser fácil de montar e acessível financeiramente. Além disso ela pode ter novos usos e significados a cada nova brincadeira. Você mesma pode fazer a cabana comprando tecido estampado e chamando o seu filho para montar com você. Use e abuse dos tutoriais da internet.
Lousas e painéis com papéis para desenho, pintura e colagens, é diversão garantida! Estimula a imaginação da criança, e fortalece a sua coordenação motora. Só fique atenta as paredes ao redor para não correr o risco de ter um rabisco definitivo.
Quadros, almofadas e outros objetos podem ajudar a decorar este cantinho especial, deixando-o mais charmoso e tão aconchegante que seu filho não vai nem se lembrar do tablet.