Cotidiano de um motorista
Quando falamos de motorista, vem ao nosso cérebro a informação ou a visão daquele motorista de caminhão, ônibus, taxi, sendo que hoje temos muitos outros. Podemos lembrar vocês leitores, que quem dirige eventualmente um veículo também é motorista.
Então agora vamos falar um pouco da atividade e dos perigos que temos em nossas ruas e estradas para todos nos que dirigimos. Mas, é claro que vou falar principalmente daqueles que dirigem mais, como os motoristas profissionais.
Um vai e vem de carros e caminhos pelas nossas estradas, que mais parece um balé de carros.
Voltando um pouco no tempo, vemos a evolução que nossos veículos tiveram em algumas décadas. Lembremos que os veículos eram mais pesados, com motores menos potentes, mas que mesmo em mais tempo, também levavam e traziam uma população.
Também quero lembrar aqui de nossas estradas, que como tudo nesse mundo, evoluiu, passou a ter mais segurança, mas que aliados também a evolução dos veículos que passaram a ser mais leves e terem motores mais potentes, também permitiram que os veículos e seus ocupantes também andassem em nossas rodovias com maior velocidade. O bom disso foi que pudemos chegar mais rápido e mais longe do que fazíamos no passado. Mas, trouxe um maior perigo, pois com os veículos correndo mais, o número de acidentes graves aumentou, levando seus motoristas e ocupantes a terem lesões mais devastadoras.
Quando falamos de veículos, incluímos todos. Carros, caminhões, ônibus, motocicletas e outros veículos de duas ou mais rodas.
Caro leitor. Vou citar como exemplo um caso quase fatídico que ocorreu comigo. É claro que vou falar da imprudência e imperícia de um motorista que nem deveria estar dirigindo. Nessa segunda-feira, voltando pela estrada que liga Nova Londrina a Paranavaí, em uma subida, onde possui uma terceira faixa, eu dirigindo em minha mão normal, ao meu lado vários caminhos na terceira faixa e mais uma fila de caminhões que descia pela faixa contrária à nossa. Um veículo leve (carro branco), não lembro a marca, resolveu sair de traz dos caminhões e ultrapassar quem estavam a sua frente. Não se incomodou que eu estava na faixa correta e avançou sobre o carro. Os caminhões que estavam ao meu lado, na terceira faixa, se deslocaram um pouco para o acostamento e assim também fizeram os outros que aquele motorista imprudente estava ultrapassando, permitindo que os dois carros passassem um pelo outro, quase se tocando. São essas as imprudências de motoristas, que podem provocar acidentes.
Nesse caso, apesar do susto que eu passei, saí ileso. Mas, sabemos de muitos outros casos de acidentes graves que pessoas inocentes perdem sua vida e famílias são destruídas.
Estamos chegando em um período de férias, onde o número de motoristas amadores, ou seja, aqueles que só eventualmente estão em estradas, aumenta muito. É nesse período de final de ano, quando inicia as férias escolares que famílias saem as estradas. Também nesse período que pessoas alcoolizadas passam a circular mais nas estradas. Devido a tudo isso, pedimos que todos tenham mais calma, pois poderão chegar em seu destino, sem provocar acidentes e sem destruir famílias.
Vamos festar com calma, com prudência para que todos cheguem em 2025, sorrindo e não chorando.