As agressões ao Meio Ambiente e as consequências para o futuro
Ao construir mais esta exposição de ideias, destaco como ilustração do nosso tema abordado para discussão e reflexão, as situações ambientais e climáticas presentes em nosso país, como secas no Norte e Nordeste e os Ciclones e as enchentes no Sul do país. Também posso citar exemplos externos, como fortes tempestades e ciclones em regiões norte americanas. Do que se trata então? Das agressões ao meio ambiente e as suas consequências. E quais são as principais agressões por nós cometidas contra o meio ambiente? Desmatamentos intensos, poluição do ar e solo, dos rios, dos mares e das florestas. Além do uso inapropriado e indevido da água e da energia.
As agressões ao meio ambiente não são recentes na história humana, mas se tornam cada vez mais agravantes com as queimadas, derrubadas de florestas e destruição de ambientes naturais importantes para o equilíbrio ecológico. Estas agressões ao meio ambiente alteram e impactam as condições de funcionamento do meio ambiente, causando danos irreversíveis, que podem ser descritos como desde assoreamento dos rios desertificação, infertilidade dos solos, destruição de espécies vegetais e animais, importantes para o maior equilíbrio ambiental.
Devemos ter consciência de que nós seres humanos somos os responsáveis diretos pelas agressões ao meio ambiente, tornando o planeta Terra mais e mais com condições pouco habitáveis. Nossa arrogância quanto ao nosso status de seres inatingíveis por nossas agressões ao meio ambiente e a enorme cobiça em explorar de forma criminosa e irresponsável, os recursos ambientais, nos colocam em risco de não termos um futuro. Por sinal, estas agressões que tem modificado destrutivamente é conhecida como Antropia, nos colocando como autores e responsáveis pelo problema.
O efeito estufa, a degradação de ecossistemas, a poluição de rios e lagos, atingindo a saúde de populações, além do aumento de temperatura em locais que sofreram com agressões de desmatamento, são algumas das consequências das ações humanas desmedidas e destrutivas contra o meio ambiente, provocando agressões contra nós mesmos.
Penso então que devemos passar a atuar de forma mais consciente e responsável quanto ao meio ambiente, para assim termos garantias de um futuro para todas as formas de vida na Terra, inclusive a humana que se acredita ainda invulnerável a suas agressões destrutivas e nocivas. Como fazer isto? Tomando consciência de que fazemos parte deste meio ambiente. De que somos nós os responsáveis pela sua manutenção e preservação, visando as condições de vida para as gerações futuras. Como ganhar tal consciência e sentido de responsabilidade? Claro que ações governamentais, além da implantação e aplicação de leis de preservação e conservação ambiental, são importantes para combater os abusos e crimes ambientais. Contudo, incentivar e estimular uma educação ambiental para as novas gerações, demonstra-se essencial para buscarmos combater de forma mais eficaz, as agressões contra o meio ambiente e por consequência, contra nós mesmos.