A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Artigo de opinião: ELEIÇÕES 2024 EM ALTO PARANÁ


Por: Artigo de opinião
Data: 03/10/2024
  • Compartilhar:

"Tudo indefinido nas Eleições Municipais em Alto Paraná. Propostas Progressistas podem fazer a diferença na reta final. "

Por Professora Tamires

Em Alto Paraná, onde três candidatos disputam a eleição para Prefeito Municipal tudo segue indefinido. Não foram divulgadas pesquisas e o cenário na cidade de 14 mil habitantes será decidido pelos votos da parcela progressista da cidade. 

Faltando poucas horas para as eleições o clima na cidade de Alto Paraná é de indefinição. Nenhuma das três candidaturas a Prefeito parece ter despontado, nem mesmo pesquisas de intenção de votos foram publicadas.

Após mais de 40 dias de campanha a população alto paranaense segue com uma dúvida pertinente: Em quem votar para Prefeito em Alto Paraná? Em uma campanha marcada por ataques difusos e falta de propostas políticas progressistas, tudo leva a crer que a influência dos votos das mulheres e o apoio das organizações da sociedade civis será decisivo para eleger o novo mandatário do município. 

Esta eleição foi marcada pela ausência de embates, físicos ou virtuais, visto que os três candidatos evitaram o tempo todo o conflito em suas falas, sendo representados não oficialmente por páginas da internet ou “memes” apócrifos.

Além disso também tivemos a ausência da participação da Sociedade Civil na elaboração do Plano de Governo dos três candidatos. Como é possível elaborar um plano municipal sem a participação ativa das associações comerciais, sindicatos trabalhistas, associações de bairros e das igrejas presentes no município? Talvez seja por isso que tantas propostas apresentadas parecem ser alienígenas aos desejos dos munícipes.

A saída é a democracia. Mas o que é a democracia? É a participação das instituições na elaboração do futuro comum. Nosso Sindicato se colocou à disposição de todos os partidos políticos para elaborar um plano de governo que angariasse as demandas sociais e garantisse um quadro de trabalhadores aptos a dar o seu melhor pelo munícipio. Quantos partidos responderam? Quase nenhum. Talvez o maior defeito da extrema direita seja a surdez as causas sociais. Se nem as entidades de classe são ouvidas quando será que o trabalhador despido de qualquer proteção social ter suas demandas atendidas pelas candidaturas de direita? A resposta é nunca.

É deste modo que o Sindicato dos Servidores de Alto Paraná avalia o cenário das eleições municipais. Será quem defender bandeiras progressistas que irá vencer. Propostas como o aumento salarial foram ignoradas até o momento. O que você trabalhador prefere? Aumento de salário agora ou um balneário no futuro? Fazer parte de uma Cooperativa Rural ou receber pães como benesse do município?

Nosso Sindicato quer saber dos candidatos: Vocês apoiam politicas progressistas? Quais? Vocês têm um compromisso com a democracia ou não? Quem são os políticos progressistas que vocês apoiam? Não é a hora dos simpatizantes da extrema direita baixar a guarda? Muito do que foi proposto pelas candidaturas parece me lembrar a fala do presidente Lula sobre como a vida é muito mais importante do que as coisas.

Discussões sobre discurso de ódio estão ausentes no plano de governo dos três candidatos, mas lembro que foi durante os últimos anos que tivemos alunos ameaçando e invadindo escolas armados. Como podemos evitar isso? Não seria importante desfazer o discurso de ódio tão presente na fala dos candidatos de direita? Onde as crianças têm contato com esses discursos? Em casa, na internet? Não seria interessante discutir a regulamentação das redes sociais como propõem o governo federal? Ou a proibição dos sites de apostas esportivas? Ou ainda a proibição de celulares nas escolas?

Aguardemos as respostas dos candidatos, pois a democracia é o único caminho. E em todo o caso a população alto paranaense terá a chance de se manifestar o seu contentamento com as propostas nas urnas, o voto de protesto no município já bateu recorde há 4 anos quando o número de votos nulos, brancos e ausentes superou os 30%.

Artigo escrito pela Presidente do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALTO PARANÁ E REGIÃO – SSPMAP, Professora Tamires.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.