A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Amigos e amizades


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 17/01/2025
  • Compartilhar:

Quantos amigos nós tivemos e ainda teremos em nossa vida? Já pensaram nisso?

Essa semana visitei um amigo e fiquei pensando sobre esse assunto.

Eu digo que temos milhares de “amigos”. Sim, meus queridos leitores. Eu tenho entre os diversos aplicativos de mensagens em torno de 20 mil “amigos”. Hehehehe.

É assim que muitos falam, mas vamos ver realmente quem são nossos amigos.

Daí decorre mais algumas perguntas.

Esses “amigos” que temos em nossos aplicativos de conversas ou mensagens, responde a todas as postagens que vocês realizam? Vocês forneceram seu telefone para eles? Caso tenham fornecido o telefone, eles vão atender o telefone de madrugada? Se atenderem o telefone e vocês falarem que estão com algum problema, eles virão até a sua casa?

São tantas as perguntas a serem feitas. Essas aqui são apenas algumas. Assim vocês terão uma noção, que em nossas redes sociais, apenas temos contatos de pessoas. Algumas delas são apenas conhecidas, sendo que a maioria são apenas contatos que aceitamos em nossas redes sociais.

Ainda podemos perguntar mais. Sabemos onde moram essas pessoas? Se são casados, viúvos ou solteiros? Tem filhos? E continuaríamos por aqui com muitas outras perguntas.

Amigos, podem ser alguns. Talvez contemos esses em nossos dedos. Aqueles que sabemos um pouco mais sobre sua vida. Em cidades do interior, essa quantidade pode ser um pouco maior, principalmente quando moramos nessa cidade toda a vida. Nas cidades maiores, essas amizades são mais restritas.

Esses amigos, muitas vezes são aqueles que temos mais contato, conversamos por um tempo maior, as vezes até frequentamos sua casa, encontramos no trabalho, na igreja, na escola. Esses podem até serem chamados de amigos.

Mas, os verdadeiros amigos, são menos ainda que os anteriores. São aqueles que realmente importa com nossa vida e nós importamos com a vida deles. O número bem menor que possa ser contado em uma única mão.

São aqueles que podemos ligar qualquer horário do dia, e nos ouvirão. Deixarão que choremos ao telefone e caso seja necessário, virão a nossa casa para olhar bem dentro de nossos olhos, enxugar nossas lagrimas e falar: - Amigo, aqui estou. Pode desabafar. Eu vou te ouvir.

Esses, estarão sendo sinceros e quando estamos falando, eles inclinam em nossa direção para mostrar que estão atentos a nossa alegria, fala, angústia, dor, desespero. Eles alegram com nossa alegria e entristecem com nossa tristeza.

Não se enganem! Nesse mundo tem muitos lobos em pele de cordeiro. Se fingem de amigos para um dia poder se aproveitar.

Muitos dirão que estou sendo muito exigente, mas falo que a vida nos ensina, e sei que ainda tenho muito o que aprender.

Aprendemos de todas as formas, inclusive vivendo. Uma frase muito tocante da escritora, contista e poetisa Cora Coralina, fala assim: - “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. O saber se aprende com mestres e livros. A Sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes. O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher”.

Vamos cuidar com as escolhas que fazemos de nossos amigos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.