A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Agente Oculto


Por: Odailson Volpe de Abreu
Data: 28/07/2022
  • Compartilhar:

Uma semana sem grandes novidades no cinema é um bom momento para voltar os olhos às novidades do streaming. Na última semana a Netflix liberou seu mais recente investimento em filme de ação, o inédito Agente Oculto. Com um elenco estrelado e grandes mestres do cinema na direção, essa obra figura como uma tentativa desse serviço de streaming de emplacar sua própria versão de um James Bond. Se essa pretensão é realmente alcançada você fica sabendo aqui, na Coluna Sétima Arte.

Que a Netflix, mesmo anunciando aos quatro ventos que está em recessão financeira, fez grandes investimentos em filmes inéditos esse ano, a gente já sabe! Mas, na mesma medida, todos os seus filmes dessa leva, por melhores que fossem, nunca emplacaram positivamente entre crítica e público. Mesmo assim, a gigante do streaming segue sua jornada em busca de produzir um verdadeiro sucesso que lhe renda uma polpuda franquia para chamar de sua. É nessa trilha que chegou diretamente na sala de casa, na última semana, o explosivo Agente Oculto.

Baseado no livro The Gray Man, o primeiro da série de livros de espionagem do autor Mark Greaney, o filme traz uma premissa já bem manjada nos filmes de ação, mas que possui alguns elementos que concedem a ele um certo diferencial. Digo isso porque o programa do governo que busca treinar criminosos sem família para se tornarem os melhores agentes do mundo tem um ar de ineditismo nos filmes de ação. Pois, por mais que essa seja a mesma premissa de Esquadrão Suicida, da DC/Warner, essa trama ainda não foi explorada nos filmes de espionagem e com certeza apresenta um grande potencial.

Certamente foi isso que levou a Netflix a investir uma promissora quantia de dinheiro na produção desse filme, contratando para a direção os famosos irmãos Joey e Anthony Russo. Talvez você não se recorde do nome deles, mas com certeza já se divertiu muito com os filmes dirigidos por eles no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Eles foram responsáveis, por exemplo, pelo excelente Capitão América: O Soldado Invernal, filme que forjou esse herói como um dos mais interessantes da Marvel e fez de Chris Evans um grande expoente na área da atuação em Hollywood.

Trilhando os mesmos caminhos que os filmes da Marvel, Agente Oculto, sob a tutela dos irmãos Russo, é eletrizante, acelerado, repleto de explosões, perseguições e muita porrada. Mestres na arte de desenvolver bem sequências rápidas de ação, eles fazem maravilhas nesse filme, de forma que o expectador parece estar sempre dentro da cena. Um bom exemplo disso está nas cenas da destruição de Praga. Nelas tem muita gente envolvida, muita coisa acontecendo e o expectador está a par de tudo, completamente antenado. Com takes inovadores e uma câmera completamente dinâmica, Agente Oculto está entre um dos melhores filmes de ação já entregues pela Netflix.

Mas, infelizmente, a obra cai numa das armadilhas mais comuns para todo e qualquer filme desse gênero, um roteiro medíocre. Infelizmente toda a maestria dos irmãos Russo não é capaz de salvar um roteiro bem mediano, que peca ao desenvolver trama e personagens. Com uma premissa rica, que poderia explorar de maneira trágica e dramática o passado e o presente de seu protagonista, o roteiro abre mão dessa riqueza para se dedicar apenas a justificar de maneira bem simplista a correria, os tiros, as porradas e as bombas. Para muitos expectadores isso não será problema algum, já que a obra acaba sendo diversão gratuita sem nenhuma necessidade de reflexão. Por outro lado, esse deslize enterra por completo a pretensão da Netflix de fazer de Agente Oculto um novo 007.

Outro aspecto positivo, que supre em parte a deficiência do roteiro está no elenco. O carisma de atores consagrados somado ao brilhantismo de Joey e Anthony Russo elevam o nível dessa obra dentre os filmes de ação e ajudam o expectador a não se importar com a trama fraca. No elenco estão Ryan Gosling como protagonista, Chris Evans (o ex-Capitão América) como um vilão bigodudo e Ana de Armas no melhor estilo bond girl. Além deles Wagner Moura e Billy Bob Thornton também engrossam o grupo de atores.

Vamos à trama! Gentry é um dos melhores mercenários da CIA. Ao embarcar em uma missão pela Europa para resgatar um contratante e sua família que estão sob o domínio de Lloyd, um ex-agente da CIA. Ao fazer isso, Gentry acaba descobrindo certos segredos que resultam em sua cabeça a prêmio. Entre perseguições e traições, as pessoas a quem Gentry considera como família acabam entrando em perigo, o que desencadeia boa parte da ação de Agente Oculto.

Por que ver esse filme? Mesmo estando muito aquém do seu potencial, Agente Oculto ainda acerta como diversão gratuita, aquela que todo mundo adora no domingo à tarde. Um filme eletrizante, com muita ação e boas tiradinhas sarcásticas no melhor estilo Marvel. Não é marcante e por mais que tenha pretensão, infelizmente não é o pontapé inicial para uma nova franquia. Mas, ainda assim, figura como uma boa opção para o fim de semana. Boa sessão!

Assista ao trailer:

Odailson Volpe de Abreu


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.