A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

A palavra Coach vem do inglês e significa treinador. No Coaching, ela diz respeito ao profissional capacitado e habilitado a aplicar os processos, técnicas e ferramentas da metodologia no intuito de desenvolver pessoas e organizações e assim, auxilia-los a alcançar resultados extraordinários. 

A técnica, criada nos Estados Unidos, visa melhorar o desenvolvimento humano, aplicando diversas ciências e medidas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas e evolução.

A prática do coaching nasceu no meio corporativo como um braço do capitalismo, ou seja, pessoas motivadas trabalham mais e ganham o mesmo tanto. Nos últimos anos o coaching vem ganhando espaço. E como de costumo, a Igreja tende a aderir todos os tipos de modismo na tentativa de se reinventar. Hoje já se fala em “Pastores Coaches”. 

O mais bizarro entre eles (não vou citar nome) já possui milhões de seguidores nas redes sociais. Por isso, algumas pessoas o chamam como “coaching religioso”. 

Quero desde já deixar claro aqui que o alvo da minha critica NÃO são os profissionais devidamente capacitados que tem trabalhado honestamente fazendo suas palestras no meio corporativo ou até mesmo atendendo em seus espaços privados ajudando as pessoas a ter uma perspectiva diferente da vida. Eu mesmo já fiz um processo de coaching destinado a minha vida profissional, os resultados foram ótimos.  

Minha critica se dirige a prática desesperadora de algumas lideranças do meio evangélico que ao invés de se debruçarem sobre a Bíblia e labutar para extrair dali mensagens que sejam Cristocentrica e que possam covencer o homem da sua natureza pecaminosa, ficam usando o púlpito das suas igrejas com mensagens de autoajuda. 

O evangelho não é um sistema de verdades, ele é a Verdade “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Mas ai você pode estar se perguntando se o coaching não pode ser usado como uma ferramenta ou até mesmo um auxilio para a pregação do evangelho? A resposta é NÂO. 

De acordo com a Bíblia, Deus criou o homem à sua imagem: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou” (Gênesis 1:27). Seja o que for que imagem de Deus signifique, ela não pode se referir a alguma coisa que o próprio Deus não possua. Visto que tem sido estabelecido que Deus é incorpóreo, a imagem não deve, portanto, estar relacionada com o corpo do homem. Logo a parte humana que diz respeito à imagem e semelhança de Deus é imaterial. Essa é uma longa discussão na história da Teologia, pois, ao longo dos séculos teólogos e filósofos tem tentado identificar em que se constitui a parte imaterial do homem. 

Mas existe uma expressão na Bíblia que tem sido frequentemente identificado com as emoções da psicologia moderna, ou seja, o coração veja: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51:10). 

O que a psicologia moderna chama de “emoção”, a Bíblia chama de coração. Observe que o salmista clama por um coração puro. Mas qual é o problema do coração do salmista? 

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo”?  (Jeremias 17:9). “não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto “(Hebreus 3:8).

O salmista assim como todos nós possui um coração endurecido e em estado de rebelião contra Deus. Ou seja, as nossas emoções biblicamente falando são completamente doente. O que o coaching pode fazer para corrigir isso? NADA. 

Veja o que o IBC diz: “O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras. A metodologia visa à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro”. 

Que ele possa atuar na área pessoal, profissional, social, financeiro e familiar (esse tenho minhas duvidas), eu acredito, mas na área espiritual o coaching é um Parecetamol para alguém com um tumor cerebral. Ou seja, de nada adianta. Mas ai você me pergunta qual a solução para o coração perdido do homem?

 “Irmãos, quero lembrá-los do evangelho que preguei a vocês, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze” (1 Coríntios 15:1-5).

A Igreja não precisa de autoajuda, e sim da ajuda do alto. 

 

Alison Henrique Moretti é Teólogo, acadêmico do curso de Licenciatura em Filosofia da Unipar e está se especializando em Filosofia Contemporânea pela Faculdade Estácio de Curitiba.

Alison Henrique Moretti


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.