A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A relação entre o passado e o presente


Por: Fernando Razente
Data: 05/03/2024
  • Compartilhar:

Trocando fotos e explorando mudanças e continuidades, educandos se aproximaram afetivamente.

Fotos: Divulgação

 

Prof. Fernando Razente – Professor de História e Cultura Religiosa 
Na penúltima sexta-feira (23), os educandos do sexto ano do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, realizaram, na aula de História, uma atividade de percepção da passagem do tempo.

A fim de experimentarem, na prática, os conceitos teóricos sobre os modos de tempos (natural, cronológico e histórico) trabalhados em aulas anteriores, os educandos trouxeram para a sala suas fotos mais antigas, bem como usaram suas fotos da carteirinha!

Em grupos, os educandos foram orientados a trocar suas fotos com as dos colegas para que, da perspectiva do outro, cada um pudesse observar conceitos temporais como “mudanças” e “continuidades” aplicados à fisionomia e à personalidade individual.

Olhando uns para os outros por meio de um aparato científico de análise histórica, comparando a imagem presente do outro com a foto antiga e entrevistando (fonte oral) seus colegas, cada educando foi capaz de perceber tanto as mudanças como as continuidades no olhar, no rosto, nas expressões e na personalidade.

O objetivo da atividade proposta foi valorizar não só a compreensão prática do estudo dos modos do tempo, como aproximar afetivamente os educandos entre si através do exercício de um olhar sensível, detalhado, empático e respeitoso para o outro.

“Quem é um amigo? ‘Um outro eu’.” — Zenão de Eleia, filósofo pré-socrático (490/485 a.C. – 430 a.C.)

Fernando Razente

Amante de História, atuante com comunicação e mídia, leitor voraz e escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.