A obra de Deus é crer naquele que ele enviou
“Então lhe perguntaram: ‘O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou’.” João 6:28,29
A pergunta mostra que as pessoas não compreendiam que as obras espirituais em nós não são realizadas por nós mesmos. Essas obras são realizadas em nós por Deus. Como já dizia o profeta Isaías: “Senhor, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.” Isaías 26:12
Jesus ressalta a primeira obra de Deus em nós: a Fé em Jesus Cristo, seu enviado. Deus nos dá o dom incomparável da Fé: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou.” Mesmo tendo presenciado e ouvido falar dos milagres sem conta que Jesus realizava no meio deles, aquele povo incrédulo ainda pede a Jesus sinais e milagres: “Então lhe perguntaram: ‘Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás?’ ”
Lembram a Jesus de como Deus os alimentara com o maná que caía do céu quando atravessavam o deserto em demanda da terra prometida: “Os nossos antepassados comeram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’.” Jesus os esclarece: não fora Moisés quem lhes dera o maná, o pão do céu. O próprio Deus é que os havia alimentado.
Então Jesus lhes fala do pão melhor e mais perfeito, absolutamente necessário para sustentar-nos em nossa caminhada rumo ao céu: “Declarou-lhes Jesus: ‘Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu.
Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo’.”
Jesus explica que Ele próprio é o pão de Deus “aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo.” As pessoas pedem a Jesus esse pão tão especial de que Ele lhes fala: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!” “Então Jesus declarou: ‘Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não creem.’ ” João 6:26-36
Irmãos, como nós reagimos diante das afirmações de Jesus? Será que entendemos perfeitamente, profundamente, o que Ele quer nos dizer? Será que Jesus não está falando hoje ao nosso coração com as mesmas palavras que dirigiu àquele povo: “vocês me viram, mas ainda não creem.”?
Vamos parar para refletir, suplicando a condução do Espírito Santo. Verdades profundas só podem ser compreendidas e assimiladas pelos corações cheios de fé e de confiança em Deus, só por aqueles que o buscam de todo o coração.
Maria Lúcia Zapata Lorite, Serva do Senhor
Autora dos livros TEMPO COM MEU DEUS e TEMPO COM MEU DEUS 2
No facebook: Visite a página TEMPO COM MEU DEUS, mensagens diárias para você meditar.