A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A educação e o enfrentamento no combate ao bullying


Por: Artigo de opinião
Data: 08/04/2024
  • Compartilhar:
Foto: Divulgação

Maria Sueli de Azevedo

Diretora

Bullying é um termo inglês que é usado para descrever ou expressar a violência física e moral contra uma pessoa. Essa prática é intencional, objetiva e repetitiva, provocada por um ou mais indivíduos, causando dor e tristeza, mostrando ser uma relação de opressão e de poder do agressor em relação à vítima. Esse tipo de comportamento humano traz marcas históricas, contudo, esse fenômeno tem ganhado notoriedade há pouco mais de dez anos. Esse tipo de assédio, consensualmente entendido como bullying, é uma das causas de doenças mentais ou emocionais entre jovens e adolescentes, bem como, um afluente dos índices de suicídios nessa faixa-etária, e, quando não tratados e curados permanecem com traumas importantes por toda uma vida.

As Escolas nesse sentido, tornam-se espaços de fomentos para essa espécie de agressores, visto que, ao encontrar suas vítimas em condições vulneráveis estão prontos para atacar, sem pudores, encontrando maneiras de apoderar e aniquilar os sentimentos dos “colegas” que frequentam o mesmo espaço escolar. Com o advento das redes sociais, esse fenômeno tem ganhado mais força, pois muitos desses conflitos acontecem de forma virtual, ou seja, nas redes sociais e desencadeiam no ambiente escolar.

Foto: Envato

Nesse contexto, eu, Maria Sueli de Azevedo, diretora do Colégio Estadual Costa Monteiro juntamente com a diretora auxiliar Maria Regina Dosso e toda nossa equipe de pedagogos, professores e agentes educacionais, unimos forças no enfrentamento e combate ao bullying em nosso Colégio. De maneira reflexiva levamos ao conhecimento dos nossos alunos o impacto que a prática do bullying causa na vida daqueles que sofrem esse tipo de agressão, e muitas vezes são vítimas que sofrem caladas, do mesmo modo, há casos que são irreversíveis, levando a vítima ao suicídio. Portanto, enxergamos como imprescindível as abordagens desse tema em nosso ambiente escolar.

Nesse olhar, convidamos todos os responsáveis por nossos alunos, bem como, toda nossa comunidade escolar a juntar-se a nós, no enfrentamento e combate a esse tipo de violência, pois estamos certos que o combate ao bullying deve ser diário, cabendo a todos orientar nossos filhos e alunos a respeito da importância da empatia, do respeito mútuo, da solidariedade, da hombridade, da caridade, da moral e ética. Esses são instrumentos capazes de atenuar esse tipo de violência. Portanto, se nos unirmos nesse mesmo proposito, seremos capazes de construir uma sociedade em que o amor e o respeito às diferenças serão valores inegociáveis por todos os nossos jovens e adolescentes, e o bullying não encontrará guarida para acampar e fazer suas vítimas, e a escola como um lugar de humanização, se mostrará cada vez mais fortalecida no enfrentamento a esses eventos em caso de ressurgimento. Assim pensamos todos nós da equipe do Colégio Estadual Costa Monteiro.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.