A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A criança e o tédio


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 24/03/2020
  • Compartilhar:

Nos dias atuais vivemos imersos em diversas atividades e não é diferente com as crianças, sempre ocupadas, não suportam nem um minuto de tédio, estão sempre ativas, produzindo algo. Mas e se eu falar que o tédio é fundamental para o desenvolvimento saudável?

As crianças precisam ficar um tempo sem nada para fazer, é nesse momento que ela vai usar a imaginação e elaborar questões do passado, presente e planejar o futuro. Ela precisa inventar brincadeiras e brincar por brincar, em tempos digitais as crianças suprem seu tédio na frente das telas, o que limita seu desenvolvimento.

O tédio faz com que a criança invente brincadeiras e traz diversos benefícios como:

-Estimular a criatividade e a imaginação;

-Aumentar o conhecimento sobre si mesmo e sobre os outros;

-Exercitar a capacidade de decisão e expressão;

-Estimular brincadeiras espontâneas, sem regras, deixando a criança livre para escolher ser o que quiser.

Atualmente, com os eletrônicos, o tédio é visto como algo muito ruim e que as crianças não devem senti-lo, ficando assim sempre na frente das telas para não ficar sem fazer “nada” provocando angústias que limitam a criatividade, tendo dificuldades de criar brincadeiras e se divertir.

No período atual que vivemos, de isolamento social, vamos vivenciar de perto o tédio da criança, esse é o momento de você atuar e auxiliá-la no resgate da criatividade e espontaneidade. Para isso:

-Limite o tempo de uso das telas;

-Forneça espaço para brincadeira e materiais como sucatas;

-Não de soluções na hora do tédio, faça com que ela mesma encontre um jeito de se ocupar;

-Aproveite também o seu tédio com atividades produtivas, as crianças estão nos observando o tempo todo, e com nossas rotinas frenéticas mostramos a elas que devem produzir o tempo todo e que o ócio não é bem-vindo. 

Proporcione para ela e para você um tempo sem celular, compromissos ou afazeres domésticos. Isso irá mostrar que você está presente auxiliando em diversos fatores, como na criação de vínculos fortes, confiança e até mesmo na autoestima da criança, que irá se sentir amada e ouvida, como se naquele momento só existisse ela e os pais.

O tédio faz parte do desenvolvimento da criança, as vezes ela precisa do ócio. A criança precisa de movimento, livre expressão, espaço para usar a imaginação e a criatividade. Muitas vezes elas insistem em nos dizer que não sabem o que fazer e do que brincar, na tentativa de nos fazer participar do momento, é aí que podemos convidar a criança a usar sua imaginação e criar coisas novas.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.