A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O perigo do Bullying


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 22/03/2019
  • Compartilhar:

O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune. Provérbios 17:5

As virtudes e os vícios são aprendidos em casa. Essa é uma das grandes leis da existência. As crianças nascem sem nenhum conhecimento sobre a vida na terra. Tudo o que vierem a aprender é resultado da convivência com os adultos.

Agora mesmo estou lendo um pensamento no Facebook que diz assim “O Bullying sempre existiu... O que não existia eram os órfãos de pais vivos”. Forte isso, não acha?

A grande verdade é que a vida é um exercício, onde os melhores atletas sempre conseguem as melhores posições na sociedade. Então, pais, por favor, ensinem as boas maneiras aos vossos filhos.

Há uma grande campanha contra o Bullying, que é o hábito de caçoar dos defeitos e características dos outros. Eu fui vítima de Bullying quando criança, adolescente, jovem e até mesmo, adulto. 

Algumas pessoas trazem de casa o costume de se mostrarem melhores que os demais. Às vezes, o Bullying acontece porque quem o comete quer se sentir popular, engraçado e bem visto diante dos colegas. Outra questão que ajuda na propagação do Bullying é o fato de que a maioria que o pratica anda em bando.

O perfil da pessoa que normalmente é vítima de Bullying, é gente quieta, que não consegue se defender das críticas e piadas que fazem sobre ela. Isso maltrata muito. A pessoa sente raiva daqueles que caçoam, planeja matar os malfeitores, castiga-los, tentar caçoar deles, mas, como sempre não têm como revidar, acabam sangrando por dentro, muitas vezes sentindo raiva e nojo de si mesmas.

Por fim, quando o sofrimento atinge o nível mais alto, alguns não suportam. Tiram a própria vida. Pessoas sem cultura e bons princípios não entendem isso. Como pastor afirmo, sem medo de errar que, não adianta ostentar uma religião e, ao mesmo tempo, rir dos defeitos físicos dos outros.

Dê um melhor horizonte para os seus filhos. Não permita que pratiquem o Bullying. Se perceber que seus filhos são vítimas de Bullying, os abrace. Diga que os ama. Mostre para eles que vocês são anjos de Deus. Os abençoe em nome de Jesus.

Educar é difícil mesmo, mas quem pede sabedoria a Deus, sempre vencerá nesse desafiante exercício.

Um abraço!

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.